Há educação de qualidade no ensino remoto? Um estudo de caso sobre a alimentação a luz da interdisciplinaridade nas Ciências da Natureza
Résumé
A pandemia trouxe mudanças significativas para a vida da população, como o isolamento social que modificou o ensino e a rotina de professores e estudantes. Nesse contexto de aulas remotas, incorporar nas discussões temas relacionados ao cotidiano dos alunos nesse novo cenário, se mostrou fundamental. Sabe-se que a alimentação dos jovens normalmente é composta por muitos produtos industrializados, que se consumidos em excesso, podem gerar problemas de saúde a longo prazo. Nesse cenário, se questionou se uma mudança repentina na rotina dos adolescentes poderia influenciar em seus hábitos alimentares. Portanto, o objetivo deste estudo foi analisar práticas educativas interdisciplinares relacionadas à alimentação no ensino remoto, bem como possibilitar a discussão sobre práticas interdisciplinares no ensino de Ciências da Natureza. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática utilizando a rotina dos estudantes com a proposta de se trabalhar competências e habilidades relacionadas a conceitos como Bioquímica, Química Orgânica e Calorimetria. O processo de avaliação ocorreu de maneira contínua, analisando todo o processo de aprendizagem, como por exemplo, interações nos chats dos grupos na plataforma, socialização nas apresentações e as produções dos alunos. Ainda, para uma análise detalhada, utilizou-se como ferramenta a técnica de Análise de Conteúdo. Como resultados, pode-se perceber um grande envolvimento dos estudantes com a proposta e uma reflexão sobre suas escolhas alimentares, bem como uma maior apropriação de termos científicos trabalhados ao longo da sequência didática. Com isso, a interdisciplinaridade da atividade foi fundamental para garantir uma conexão entre diferentes conceitos em um tema do cotidiano dos estudantes.
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Copyright (c) 2021 E. B. Fehlberg, J. A. L. Braccini, J. B. Marcolino
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