Teste Empírico da Eficiência de Mercado no Brasil: análise da variação em diferentes períodos do preço da ação PETR4 em função da divulgação de fatos relevantes
Palavras-chave:
, Eficiência de Mercado, Comportamento de Ações, Ajuste dos preços, Divulgação de informaçõesResumo
Este artigo dedica-se a avaliar a variação da cotação de ações PETR4 nos períodos de + ou – 1, 3, 5, 10 e 22 dias úteis em relação a fatos relevantes, para verificar a velocidade de ajuste nos preços. Percebeu-se que após a divulgação das informações relevantes os preços se ajustam de forma lenta, e também, que existem situações em que o preço é ajustado antecipadamente, sem nenhuma divulgação pública significativa para tal. Entende-se, dessa maneira, que o país possui cotações ajustadas por períodos longos, evidenciando a ineficiência do mercado brasileiroDownloads
Referências
Barbosa, F.V., Camargos, M.A. Teoria e Evidência da Eficiência Informacional do Mercado de Capitais Brasileiro Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 10, nº 1, janeiro/março 2003.
Bittlingmeyer, G., Moser, S.M. What Does the Corporate Bond Market Know? The Financial Review, 2014, vol. 49,1-19
BM&FBOVESPA [Internet].Bolsa de Mercadorias e de Futuros (Brasil); 2015 –[citado em 27 de maio de 2015], disponível em http://www.bmfbovespa.com.br/home.aspx?idioma=pt-br
Bordeaux-Rego, R., Mudança no Mercado de Capitais Brasileiro: Subscrições Privadas versus ofertas pública de Ações Após o Plano Real. Tese de Doutorado – Rio de Janeiro – PUC, Departamento de Administração (2004). Disponível em [http://www2.dbd.pucrio.br/pergamum/biblioteca/php/index.php?codObra=0&codAcervo=148072&posicao_atual=1275&posicao_maxima=1363&tipo=bd&codBib=0&codMat=&flag&desc=&titulo=Publica%E7%F5es%20OnLine&contador=0&parcial=&letra=M&lista=E]
Bruni, A. L. e Famá, R., Eficiência, Previsibilidade dos Preços e Anomalias em Mercados de Capitais : Teoria e Evidências. Caderno de Pesquisas em Administração,(1998). 1 (7), 2o trimestre, pp. 71- 85.
Carvalho, F.J.C, de Souza, F.E.P, Sicsu, J., de Paula, L.F. R., Studart, R. Economia Monetária e Financeira-Teoria e Política. Ed. Campus – São Paulo – 3ª Edição – 2015.
Da Costa, F.N., Mercado Ineficiente [Internet]. Cidadania e Cultura. Jun, 2010 [citado em 27 de maio de 2015]. Disponível em: https://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2010/06/08/mercado-ineficiente.
Damodaran, A., Avaliação de Investimentos: ferramentas e técnicas para determinação do valor de qualquer ativo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1a . edição, 4a . reimpressão, 2002.
Fama, E., Efficient Capital Markets: a Review of Theory and Empirical Work. The Journal of Finance, 1970, vol. 25, n. 2, p. 383-417.
Fama, E.F., Efficient capital markets: II. The Journal of Finance. Cambridge, vol. 46, n. 5 p.1575-1618, Dec. 1991.
Forti, C.A.B., Peixoti, F.M., Santiago, W.P., Hipótese da Eficiência de Mercado: um Estudo Exploratório no Mercado de Capitais Brasileiro. Gestão & Regionalidade, v.25, n.75, set-dez 2009.
Jarrow, R.A.; Larsson, M. The Meaning of Market Efficiency. Mathematical Finance, 2012 Jan; 22: 1-30.
Lo, A.W.Efficient Market Hipothesis in Blume, L.; Durlauf,S. - The New Palgrave: A Dictionary of Economics, Second Edition, 2007. New York: Palgrave McMillan.
Maciel, G.F.S.V., Wolff, M.G.C., Bordeaux-Rêgo, R., Teste De Eficiência De Mercado No Brasil: Um Estudo De Caso Na Petrobras Relatórios de Pesquisa em Engenharia de Produção, v.15, n.A1, p.1-7, 2014.
Tirea, M. Trades Behaviour Effect on Stock Price Evolution. 15th International Symposium on Symbolic and Numeric Algorithms for Scientific Computing, 2013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).