ANÁLISE DO EQUILÍBRIO DE MERCADO APLICADO NA AVIAÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA

Autores

  • Deivison da Silveira Pereira Universidade Federal Fluminense (UFF) Programa de Engenharia de Produção
  • Diogo dos Santos Damas
  • Mariana Calheiros Catão

Palavras-chave:

Microeconomia, equilíbrio de mercado, aviação comercial brasileira, regressão loglog

Resumo

A crescente demanda pelos serviços aéreos exige investimentos cada vez maiores em infraestrutura. O congestionamento da malha aérea impacta negativamente nos custos das companhias e o setor totalizou prejuízo de R$ 2,4 bilhões em 2013. Tal situação força a busca pela eficiência operacional e a concentração do mercado para obter ganhos de escala, fato verificado pelas fusões vividas nos últimos anos. Este comportamento iniciou uma “guerra” por preços, acompanhada da expansão da oferta, fugindo à Teoria de Equilíbrio de Mercado e agravando a estabilidade financeira das companhias. Diante deste cenário, o presente trabalho utilizou modelos de regressão log-log para estimar as curvas de demanda e oferta de passagens domésticas, encontrando o preço no qual o setor alcança equilíbrio. A tarifa neste ponto é superior àquelas praticadas nos últimos 5 anos. A elevação do preço até o equilíbrio é embasada pela inelasticidade da demanda que se verificou durante o período analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANAC. (2013). Dados e Estatísticas. Disponível em: <http://www.anac.gov.br/Area.aspx?ttCD_CHAVE=26>. Acesso em: 29 nov. 2014.

ANAC. (2014). A ANAC. Disponível em:<http://www.anac.gov.br/Area.aspx?ttCD_CHAVE=7>. Acesso em: 29 nov. 2014.

ABEAR. (2013). Associação Brasileira das Empresas Aéreas - Panorama 2013. Disponível em: <http://www.abear.com.br/dados-e-fatos>. Acesso em: 29 nov. 2014.

Bielschowsky, P. & Custódio, M. C. (2011). A evolução do setor de transporte aéreo brasileiro. Revista Eletrônica Novo Enfoque, 13, 13, 72-93.

Ipea. (2013). Renda média domiciliar per capita. Disponível em:<http://www.ipeadata.gov.br/>. Acesso em: 29 nov. 2014.

Ipea. (2014). O Ipea - Quem Somos. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/>. Acessoem: 29 nov. 2014.

Gujarati, D. N. & Porter, D. C. Basic Econometrics. McGraw Hill, Nova Iorque, 5 ed., 2009

McKinsey&Company. (2010). Estudo do Setor de Transporte Aéreo do Brasil: Relatório Consolidado. Disponível em: <http://www.bndes.gov.br>. Acesso em: 29 nov. 2014.

Montgomery, D. C. & RUNGER, G. C. Applied Statistics and Probability for Engineers. John Wiley & Sons, Nova Iorque, 5 ed., 2011.

Santos, R. Q.; Souza, T. C.; Figueiredo, D. B.; Andrade, S. F. & Costa, A. G. N. (2013). Análise da elasticidade-preço da demanda aplicada ao mercado de transporte aéreo doméstico do Brasil. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO, Ponta Grossa.

Ragazzo, C. E. J. (2006). O processo de flexibilização e as fusões e os acordos de cooperação no mercado de transporte de passageiros. In: SEAE/MF Documento de Trabalho. Brasília, 32.

Turolla, F. A.; Lovadine, D. & Oliveira, A. V. M. (2006). Competição, colusão e antitruste: estimação da condita competitiva de companhias aéreas. Revista Brasileira de Economia, 60, 4, 425-459.

Vasconcellos, M. A. S. & Garcia, M. E. Fundamentos de Economia. Saraiva, São Paulo, 2004.

Downloads

Publicado

2016-01-18

Como Citar

PEREIRA, D. DA S.; DAMAS, D. DOS S.; CATÃO, M. C. ANÁLISE DO EQUILÍBRIO DE MERCADO APLICADO NA AVIAÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA. Relatórios de Pesquisa em Engenharia de Produção, v. 15, n. 1, p. Artigo A5, 18 jan. 2016.

Edição

Seção

Artigos