GESTÃO ESTRATÉGICA: O CASO DA GOL TRANSPORTES AÉREOS
Abstract
A estratégia é fundamental para uma organização desenvolver vantagem competitiva e se diferenciar perante as demais, sendo cada vez mais abordada no ambiente corporativo. O objetivo do trabalho é a partir de levantamento bibliográfico e estudo de caso, apresentar aspectos estratégicos da empresa de transportes aéreos Gol ao longo dos anos. Para o desenvolvimento do estudo e observação de aspectos estratégicos inerentes ao setor, foram aplicadas as ferramentas: SWOT e Cinco Forças de Porter. A estratégia da Gol de baixo custo é de extrema importância neste segmento de mercado de constantes mudanças e alta competição. No entanto, para que as pessoas participem da execução da estratégia deve haver um forte trabalho de comunicação com foco na metodologia e na ferramenta como na promoção do movimento de tarifas reduzidas. Dessa forma, a Gol consegue desenvolver ofertas diferenciadas, obtendo vantagem competitiva sobre os seus concorrentes.
Palavras-chave: Estratégia, Gol, vantagem competitiva.
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