TESTE DE EFICIÊNCIA DE MERCADO NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO NA PETROBRAS
Résumé
As informações nem sempre são distribuídas de maneira uniforme e completa para todos os participantes do mercado, o que pode prejudicar a formação de preços justos. Com isso, emerge a questão da eficiência de mercado, inclusive no Brasil. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo analisar os dados referentes à aquisição de uma refinaria com o intuito de compreender de que maneira essas notícias impactaram as ações da Petrobras, possibilitando um estudo sobre eficiência de mercado. Para isso, foram levantados os preços das ações da empresa 43 dias antes e depois de dois períodos considerados chave para o caso: divulgação pela imprensa sobre a compra da refinaria e o anúncio oficial da Petrobras sobre a finalização da compra. Em seguida, aplicou-se o Teste T de Student, através do software SPSS para análise estatística dos dados. Como resultados, pode-se evidenciar que no momento do anúncio oficial da Petrobras o mercado reagiu, sendo alterado o preço das ações, enquanto no segundo momento não foi identificada nenhuma grande alteração.##plugins.generic.usageStats.downloads##
##plugins.generic.usageStats.noStats##
##submission.downloads##
Publiée
2016-01-18
Comment citer
MACIEL, G. F. DOS S. V.; WOLFF, M. G. DE C.; RÊGO, R. B. TESTE DE EFICIÊNCIA DE MERCADO NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO NA PETROBRAS. Relatórios de Pesquisa em Engenharia de Produção, v. 15, n. 1, p. Artigo A1, 18 janv. 2016.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).