ANÁLISE DE RISCOS DE PROJETOS: UM OLHAR SOBRE ALGUMAS LIMITAÇÕES DAS FERRAMENTAS E TÉCNICAS UTILIZADAS
Mots-clés:
Gestão de Riscos, Gestão de Projetos, SubjetividadeRésumé
O objetivo deste artigo é observar a relação entre algumas limitações das ferramentas e técnicas do processo de análise de riscos de projetos e os seus possíveis desdobramentos negativos. Nesse estudo foram sugeridos dois possíveis desdobramentos para as limitações das ferramentas e técnicas de análise de riscos: a diminuição do controle de riscos e o impacto sobre os objetivos de projeto. As ferramentas e técnicas utilizadas são referentes as práticas de gestão de riscos do Project Management Institute (PMI). A metodologia utilizada para o estudo consistiu na aplicação de um questionário em um grupo de especialistas em gestão de projetos. O resultado apontou que as limitações presentes nas ferramentas e técnicas de análise de riscos são de moderada a fortemente relacionadas aos dois desdobramentos sugeridos. A principal contribuição deste estudo está na discussão sobre a subjetividade inerente a utilização das ferramentas e técnicas do processo de análise de riscos de projetos.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).