BIBLIOMETRIA APLICADA A LIVROS: UMA CONTRIBUIÇÃO À DISCIPLINA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS
Parole chiave:
Estratégia, Gestão Estratégica, Gestão Estratégica de NegóciosAbstract
O objetivo deste artigo é discutir como o tema gestão estratégica de negócios vem sendo abordado e qual a sua representatividade dentro da área de conhecimento de gestão estratégica. O método utilizado foi a pesquisa por livros com títulos que possuem as palavras-chave "gestão estratégica" e "gestão estratégica de negócios”. A ferramenta de busca utilizada foi disponibilizada pelo site de uma das maiores livrarias do Brasil. O resultado baseou-se em análises quantitativas e qualitativas de dados bibliométricos obtidos na pesquisa do acervo dessa livraria. As conclusões são de que a gestão estratégica vem sendo abordada em diversas áreas, entretanto, a ênfase permanece sobre o tema empresas, o que seria equivalente a gestão estratégica aplicada a negócios. Todavia, o termo gestão estratégica de negócios é pouco utilizado, tendo sido encontrado em apenas uma publicação. A contribuição deste estudo está na apresentação de um panorama das publicações de livros sobre gestão estratégica no BrasilDownloads
Riferimenti bibliografici
Alday, H. E. C. O Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica.Revista FAE, v.3, n.2, p. 9-16, 2000.
Ansoff, I. A nova estratégia empresarial. Makron Books, São Paulo, 2001.
Brea-Solís, H., Casadesus-Masanell, R & Grifell-Tatjé, E. (2015) Business model evaluation: quantifying walmart’s sources of advantage. Strategic Entrepreneurship Journal, v. 9, n. 1, p. 12-33.
Cândido, C. J. F & Santos, S. P. (2015) Strategy implementation: What is the failure rate?Journal of Management & Organization, v. 21, n. 2, p. 237-262.
Campos, V. F. Gerenciamento pelas Diretrizes. Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, Belo Horizonte, 1996.
Cavalcante, M. Gestão Estratégica de Negócios. Thomson, São Paulo, 2006.
Dias, E. P. Conceitos de gestão e administração: uma revisão crítica. Revista Eletrônica de Administração, FACEF, v. 1, 2002.
Guedes, V. & Borschiver, S. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. VI Encontro Nacional de Ciência da Informação, 2005.
Hafsi, T. & Martinet, A. (2008) Estratégia e gestão estratégica das empresas: um olhar histórico e crítico. Revista Administração Contemporânea, vol.12, n.4, 1131-1158.
Holanda, A. B. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa - Nova Ortografia. Positivo, Curitiba,2010.
Kaplan, R. S. & Norton, D. P. A estratégia em ação: Balanced scorecard. Campus, Rio de Janeiro, 1997.
Lombardi, M. F. S. & Brito, E. P. Z. (2010) Incerteza subjetiva no processo de decisão estratégica: uma proposta de mensuração. Revista Administração contemporânea, v.14, n.6, p. 990-1110.
Mintzberg, H. & Ahlstrand, B & Lampel, J. Safari de estratégia. Bookman, Porto Alegre, 2000.
Pankaj, G. Estratégia e o cenário dos negócios. Bookman, Porto Alegre, 2000.
Porter, M. Competição: estratégias competitivas essenciais. Elsevier, Rio de Janeiro, 1999.
Tavares, R. S. C. R. & Kamimura, Q. P. & Araújo, E. A. S. Análise da Produção Científica de Artigos sobre Gestão Estratégica: um Estudo Bibliométrico. VIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2011.
Teece, D. J. (2010) Business Models, Business Strategy and Innovation. Long Range Planning, Vol. 43, p. 172-194.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).