A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL DIRECIONADA À INOVAÇÃO

Autores

  • Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez Federal University Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2006.i03.a10180

Resumo

Apesar do crescente interesse pelo processo de aprendizagem no contextoorganizacional, alimentado pela crença de que aprendizagem e inovação são essenciais para asobrevivência em ambientes competitivos e dinâmicos, poucos estudos empíricos têm testadoa influência deste processo no poder de reação das organizações. Visando um aprofundamentodeste tema, este artigo tem como objetivo principal investigar a relação entre as dimensões doprocesso de aprendizagem, a intensidade de reação da organização aos eventos do mercado eo seu nível de inovação. Para tanto, um modelo teórico, contendo as relações entre osreferidos construtos, foi desenvolvido e testado, através da aplicação da técnica demodelagem de equações estruturais. O estudo demonstrou que a orientação paraaprendizagem pode potencializar significativamente a aprendizagem de ciclo simples e deciclo duplo, afetando assim direta e indiretamente a capacidade de resposta da organização.

Palavras-Chave: Inovação; Aprendizagem; Organização

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez, Federal University Fluminense

Professor do Departamento de Administração da UFF

Publicado

2006-12-11