Mineração de informações em portais colaborativos: possibilidade da busca de padrões por meio de algoritmos em portais wiki

Autores

  • Dani Juliano Czelusniak Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aline França de Abreu Universidade Federal de Santa Catarina / Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção PPGEP
  • João Artur de Souza Universidade Federal de Santa Catarina / Programa de Pós-graduação em Engenharia do Conhecimento EGC
  • Gertrudes Aparecida Dandolini Universidade Federal de Santa Catarina / Programa de Pós-graduação em Engenharia do Conhecimento EGC
  • Dario Eduardo Amaral Dergint Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR / Programa de Pós-graduação em Tecnologia PPGTE

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2012.i13.a10191

Resumo

Com a popularização da rede Internet e o rápido crescimento tecnológico das ferramentas para publicação de dados em formato hipertexto, surgiram as ferramentas de colaboração para a plataforma web, representadas principalmente pelos wikis e blogs. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar uma possibilidade de tratamento para as informações armazenadas nesses portais, que na maioria dos casos não são classificadas e são armazenadas de forma desordenada. As metodologias de pesquisa adotadas são a revisão bibliográfica, na apresentação dos conceitos tangentes ao objetivo deste trabalho e estado da arte na apresentação da forma de classificação e extração de dados. Os resultados demonstram que é possível efetuar mineração de informações para apoio ao gestor em processos de tomada de decisão em informações extraídas desses tipos específicos de portais, após serem tratadas por ferramental de software específico.

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Biografia do Autor

Dani Juliano Czelusniak, Universidade Federal de Santa Catarina

Aluno regular do curso de Doutorado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), na linha de pesquisa Inteligência Organizacional sob a orientação da profa. PhD. Aline França de Abreu, onde desenvolve pesquisa voltada ao uso de sistemas agentes híbridos para apoio à processos de tomada de decisão. Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Ciênica e Tecnologia do Paraná (1997), especialização em Bancos de Dados pelas Faculdades SPEI (1998), especialização em Métodos para a Engenharia de Software pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná  (2002), especialização em Gestão Industrial Conhecimento na linha de pesquisa Conhecimento e Inovação pela  Universidade Tecnológica Federal do Paraná  (2004), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2007), Certificações Profissionais Novell CLP - Certified Linux Professional (2008), CLA - Certified Linux Administrator (2008) e LTS - Linux Technical Specialist (2008).

Aline França de Abreu, Universidade Federal de Santa Catarina / Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção PPGEP

Concluiu o doutorado em Information Technology – Faculty of Engineering – University of Waterloo em 1995. Atualmente é professora de terceiro grau da Universidade Federal de Santa Catarina. Publicou 30 artigos em periódicos especializados e 112 trabalhos em anais de eventos. Possui 2 capítulos de livros publicados. Possui 2 softwares e outro 1 item de produção técnica. Participou de 38 eventos no Brasil. Orientou 83 dissertações de mestrado e co-orientou 2, orientou 12 teses de doutorado, alem de ter orientado 6 trabalhos de iniciação científica na área de engenharia de produção. Recebeu 5 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em sistemas de informação. Em suas atividades profissionais interagiu com 107 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: tecnologia da informação, informação, internet, inovação, sistemas de informação, gestão do conhecimento, tecnologia da informação, competitividade.

 

João Artur de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina / Programa de Pós-graduação em Engenharia do Conhecimento EGC

Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), mestrado em Matemática e Computação Científica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Trabalhou na Universidade Federal de Pelotas de 1993 à 2007 como professor na área de Matemática, atuando também em Educação a Distância. Na Universidade Federal de Pelotas foi coordenador do Curso de Matemática a Distância onde obteve grande experiência com ambiente virtual de aprendizagem, preparação de material didático, e objetos de aprendizagem. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina do Departamento de Engenharia do Conhecimento. Na graduação tem trabalhado com disciplinas das áreas de Estatística, Inteligência Artificial e Lógica Matemática. Na pós-graduação tem colaborado com o Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC na área de métodos de pesquisa quantitativo, Inteligência para Inovação e Gestão das Tecnologias da Informação. Área de pesquisa: Educação a distância, TICs, Inteligência artificial (Redes neurais, Conjuntos difusos, Reconhecimento de padrões), Tecnologias Assistivas no ambiente Moodle, e Inteligência para inovação.

Gertrudes Aparecida Dandolini, Universidade Federal de Santa Catarina / Programa de Pós-graduação em Engenharia do Conhecimento EGC

Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000. Foi professora da Universidade Federal de Pelotas entre 2003 e 2007, onde foi coordenadora do curso de Matemática e do curso de Matemática na modalidade a distância. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina do Departamento de Engenharia do Conhecimento e pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na graduação tem trabalhado com a disciplina de estatística e inteligência artificial. Na pós-graduação tem colaborado com o Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC na área de métodos de pesquisa e na área de Mídia. Área de pesquisa: Educação a distância, Inteligência artificial (Redes neurais, Conjuntos difusos, Reconhecimento de padrões), Tecnologias Assistivas, e Inteligência para inovação.

Dario Eduardo Amaral Dergint, Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR / Programa de Pós-graduação em Tecnologia PPGTE

Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica Ênfase Eletrônica e pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1985), mestrado em Sciences de Lhomme Et Technologie - Universite de Technologie de Compiegne (1996), mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1990) e doutorado em Sciences de lHomme e Technologie - Universite de Technologie de Compiegne (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mudança Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de projetos tecnológicos, inovação tecnológica, sistemas informatizados, empreendedorismo, propriedade industrial e desenvolvimento regional e local.

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Publicado

2012-04-07