Competence Mining: Um estudo de caso

Autores

  • Dani Juliano Czelusniak Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aline França de Abreu Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Dario Eduardo do Amaral Dergint Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Curitiba.

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2013.i23.a10205

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar a viabilidade do desenvolvimento de um protótipo em software, para auxílio ao processo de gestão de competências em cursos de Pós-graduação em Engenharia de Produção, baseado em tecnologia de software agentes. Foram empregadas essas tecnologias com a finalidade de verificar a potencialidade de seu uso no auxílio à mineração por indícios de competências em bases curriculares acadêmicas Lattes. O métodos de pesquisa utilizados foram a revisão bibliográfica e a estado da arte, na conceituação das teorias que regem a gestão de competências e os sistemas agentes com objetivo de construir o modelo de implementação do sistema, posteriormente ensaiado envolvendo nove arquivos de currículos. Através dos ensaios efetuados, pode-se observar que o uso desta tecnologia torna o software flexível estruturalmente, criando soluções modulares que têm a capacidade de tratar grandes volumes de dados de forma associativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dani Juliano Czelusniak, Universidade Federal de Santa Catarina

Aluno regular do curso de Doutorado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), na linha de pesquisa Inteligência Organizacional sob a orientação da profa. PhD. Aline França de Abreu, onde desenvolve pesquisa voltada ao uso de sistemas agentes híbridos para apoio à processos de tomada de decisão. Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Ciênica e Tecnologia do Paraná (1997), especialização em Bancos de Dados pelas Faculdades SPEI (1998), especialização em Métodos para a Engenharia de Software pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná  (2002), especialização em Gestão Industrial Conhecimento na linha de pesquisa Conhecimento e Inovação pela  Universidade Tecnológica Federal do Paraná  (2004), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2007), Certificações Profissionais Novell CLP - Certified Linux Professional (2008), CLA - Certified Linux Administrator (2008) e LTS - Linux Technical Specialist (2008).

Aline França de Abreu, Universidade Federal de Santa Catarina.

Concluiu o doutorado em Information Technology – Faculty of Engineering – University of Waterloo em 1995. Atualmente é professora de terceiro grau da Universidade Federal de Santa Catarina. Publicou 30 artigos em periódicos especializados e 112 trabalhos em anais de eventos. Possui 2 capítulos de livros publicados. Possui 2 softwares e outro 1 item de produção técnica. Participou de 38 eventos no Brasil. Orientou 83 dissertações de mestrado e co-orientou 2, orientou 12 teses de doutorado, alem de ter orientado 6 trabalhos de iniciação científica na área de engenharia de produção. Recebeu 5 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em sistemas de informação. Em suas atividades profissionais interagiu com 107 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: tecnologia da informação, informação, internet, inovação, sistemas de informação, gestão do conhecimento, tecnologia da informação, competitividade.

Dario Eduardo do Amaral Dergint, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Curitiba.

Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica Ênfase Eletrônica e pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1985), mestrado em Sciences de Lhomme Et Technologie - Universite de Technologie de Compiegne (1996), mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1990) e doutorado em Sciences de lHomme e Technologie - Universite de Technologie de Compiegne (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mudança Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de projetos tecnológicos, inovação tecnológica, sistemas informatizados, empreendedorismo, propriedade industrial e desenvolvimento regional e local.

Downloads

Publicado

2012-12-15