Reflexões sobre o Empreendedorismo nos Processos de Ensino-Aprendizagem

Autores

  • Ricardo Gaz

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2013.i28.a10210

Resumo

Este artigo objetiva integrar o empreendedorismo na Educação. Para tanto, apresenta reflexões sobre o empreendedorismo e o conhecimento como partes fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, seja na educação formal, seja na educação informal. A abordagem desse artigo é qualitativa, uma pesquisa descritiva e bibliográfica é realizada de modo a verificar se há interligação entre os diferentes campos do conhecimento: educação e empreendedorismo. É criado um modelo denominado ECE – Empreendedorismo, Conhecimento e Educação, consubstanciando a necessidade da integração entre esses três componentes para mostrar a relevância do empreendedorismo e conhecimentos respectivos em quaisquer processos de ensino-aprendizagem. É feita uma análise desses componentes e são produzidas mais três definições gerando um modelo mais abrangente: EECCEE com vistas a um processo de espiritualização do ser humano – profissional.

Palavras-chave: Empreendedorismo, organizações aprendizes, educação, empreendedores, processo de ensino-aprendizagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resumo: Este artigo objetiva integrar o empreendedorismo na Educação. Para tanto, apresenta reflexões sobre o empreendedorismo e o conhecimento como partes fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, seja na educação formal, seja na educação informal. A abordagem desse artigo é qualitativa, uma pesquisa descritiva e bibliográfica é realizada de modo a verificar se há interligação entre os diferentes campos do conhecimento: educação e empreendedorismo. É criado um modelo denominado ECE – Empreendedorismo, Conhecimento e Educação, consubstanciando a necessidade da integração entre esses três componentes para mostrar a relevância do empreendedorismo e conhecimentos respectivos em quaisquer processos de ensino-aprendizagem. É feita uma análise desses componentes e são produzidas mais três definições gerando um modelo mais abrangente: EECCEE com vistas a um processo de espiritualização do ser humano – profissional.

Palavras-chave: Empreendedorismo, organizações aprendizes, educação, empreendedores, processo de ensino-aprendizagem.

Abstract: This article aims to produce thoughts on entrepreneurship in education. It covers entrepreneurship qualitatively, their concepts and the possibility of a positive impact on the teaching-learning process is in formal education, whether in informal education. Although a fledgling and indirect way, seeks to bring a reflective light to the possibility to implement this training for training officers and unofficial courses in the training of entrepreneurs by harnessing the knowledge of a broadly, without necessarily bind to a specialization, and specific training course. Moreover, is not confined to any specific method, school or educational context-specific approaches for the entrepreneurial culture in the teaching-learning process. Is created a model named EKE - Entrepreneurship, Knowledge and Education, underscoring the need for integration between them and to show the importance of entrepreneurship and their knowledge in any teaching-learning processes. In the end, is made a global inference by assigning a characteristic for each of the three model parameters, the linking and pointing to a highest qualification called as spiritualization of human beings - professional.

Keywords: Entrepreneurship, education, learning organizations, entrepreneurs, teaching-learning process.

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Publicado

2013-06-03