COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E SUSTENTABILIDADE: UMA PERSPECTIVA BIBLIOMÉTRICA A LUZ DA BASE WEB OF SCIENCE E PERIÓDICOS CAPES
DOI:
https://doi.org/10.22409/sbijounal2013.i29.a10212Resumo
O objetivo do artigo apresentado foi verificar por meio de um levantamento com uso de pesquisa bibliométrica e teórica a condição das publicações referentes ao comportamento do consumidor e a sustentabilidade nos últimos 14 anos (1998 – 2012). O estudo foi viabilizado a partir da pesquisa na base de dados Web of Science e no portal Periódicos Capes. Analisou-se de forma quantitativa 291 artigos e qualitativamente os estudos mais relevantes disponíveis. Em relação a temática destaca-se a emergência das pesquisas sobre o tema salientando seu crescimento a partir de 2005 e a partir de 2010 quando foram identificados 142 artigos, o que reflete a realidade de transformações em termos de valores da sociedade e necessidades do cliente. Destaca-se a contribuição deste estudo já que apresenta um panorama de uma realidade mundial e que vem se consolidado no Brasil em termos de interesse do consumidor por modelos de gestão que envolvam propostas mais adequadas a promoção do equilíbrio com o meio ambiente no entanto tal proposta deve ser testada empiricamente por meio de modelos que trabalhem o comportamento do consumidor em relação aos valores e atitudes sustentáveis.