AVALIAÇÃO DA VISÃO INTERNA DA IMAGEM DE AUTARQUIAS FEDERAIS: ESTUDO DE CASO DA COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR
DOI:
https://doi.org/10.22409/sbijounal2013.i30.a10213Resumo
A imagem de uma organização é uma percepção baseada nas impressões sensoriais das pessoas sobre as ações desta. Numa sociedade como a de hoje na qual estamos expostos a uma enorme quantidade de sensações visuais, a imagem institucional ganha importância fundamental na comunicação empresarial. A imagem institucional tem relevância estratégica na medida em que se refere ao posicionamento da entidade pública e é o resultado de todas as formas de comunicação feitas pela mesma. O alinhamento entre a imagem projetada pela organização e a percepção do público interno é de fundamental importância para a formação da imagem da organização porque quando este alinhamento não existe ou é deficiente, a credibilidade do discurso organizacional fica afetada, o que implica na fragilização da imagem institucional. Este trabalho tem por objetivo analisar a percepção da imagem da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e suas atribuições pelos seus próprios funcionários determinando como a CNEN é vista por eles, com o intuito de propor sugestões de melhoria bem como fornecer subsídios para a instituição gerenciar sua imagem. Metodologicamente, a pesquisa constitui de um estudo de caso onde foram aplicados 76 questionários, cuja consistência frente aos critérios utilizados foi atestada pelo teste estatístico de chi-quadrado. Foram encontradas divergências entre a percepção pela alta direção e a dos funcionários, bem como problemas no conhecimento das atribuições da instituição. A análise das respostas indicou que os funcionários têm uma boa percepção da imagem da instituição.Downloads
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Publicado
2013-08-14