O IMPACTO DO PLANEJAMENTO INTEGRADO DE NEGÓCIOS (IBP) NA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Autores

  • otacilio jose moreira UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2014.i34.a10218

Resumo

Este artigo abordará a importância de um planejamento integrado de negócios ou (S&OP) planejamento operacional de vendas avançado, seus benefícios, obstáculos e impactos na Cadeia de Suprimentos.

A Cadeia de Suprimentos cujos primeiros conceitos foram definidos em 1961 por Jay Forrester, foi consolidada pelos resultados alcançados pela introdução de diversas inovações na guerra do Iraque por Donald Rumsfeld (não falamos aqui da guerra propriamente dita que foi considerada por muitos, um desastre moral, fiscal e geopolítico). A introdução das etiquetas de rádio frequência, a utilização de contratos com base no desempenho logístico (PBL), entre outros, levou o Conselho de Gestão de Logística passar a se chamar Conselho dos Profissionais de Gestão da Cadeia de Suprimentos. Cadeia de Suprimentos.

Apesar de todas essas evidências, ainda encontramos empresas que questionam o novo modelo de gestão e não o utilizam, outras que se esforçam para implantar e não conseguem e ainda, outras que acreditam terem implantado, mas não conseguem colher os frutos esperados. Em parte, podemos creditar este resultado pouco positivo, ao aumento da  complexidade dos negócios criando uma lacuna entre o que as empresas têm e o que é necessário.

Abordaremos o que é necessário para garantir a execução correta do plano de negócios alinhado ao plano operacional de vendas; bem como, observaremos os resultados que a condução correta deste plano trouxe outros ótimos resultados para o crescimento sustentável delas.

Acreditamos que ao apontar a importância desses pontos para as empresas brasileiras, estaremos contribuindo para estimulá-las  a continuar testando o modelo de Gestão da Cadeia de Suprimentos, em busca de melhores resultados e conquista de novos mercados.

Esta pesquisa será descritiva, pois, se concentrará em encontrar fatos para verificar a sua natureza, tal como existe. Ela usará coleta de dados e pesquisa bibliográfica. Serão utilizados também exemplos de empresas que investiram na melhoria da acurácia da revisão de vendas através das reuniões de S&OP.

Com o referencial teórico de Burrows and Cecere ( The Market-Drive Supply Chain: A Revolutionary Model for Sales and Operations Planning in the New On-Demand Economy - 2012), a pesquisa vai mostrar como o uso do alinhamento proporcionado pelo planejamento de vendas melhora os resultados da Cadeia de Suprimentos.

Ao longo do artigo comparações entre as empresas acima mencionadas e outras nos permitirá compreender quão longe estas estão da excelência.

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Biografia do Autor

otacilio jose moreira, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

CASI

MBA LOGEMP

MBA CASI

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Publicado

2014-01-11