GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DE UM ESCRITÓRIO DE PROJETOS: APLICAÇÃO DE LIÇÕES APRENDIDAS EM UMA UNIDADE DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.22409/sbijounal2014.i38.a10222Resumo
Diante dos grandes desafios mercadológicos, as empresas têm se voltado para o conhecimento e sua gestão como meios de garantir a sua sustentabilidade. A necessidade de mudar e se desenvolver suscitou a gestão de projetos como prática de maior produtividade e eficiência, colaborando para o aumento da lucratividade da organização. O objetivo do presente estudo é analisar as ferramentas da gestão do conhecimento efetivamente aplicáveis ao gerenciamento de projetos feito através do escritório de projetos de uma empresa pública e, a partir dela propor a aplicação em um escritório de projetos de uma unidade de ensino que baseie suas premissas na Gestão do Conhecimento. Como opção metodológica, desenvolveu-se uma pesquisa preponderantemente bibliográfica, suportada pela aplicação de entrevistas baseadas em parâmetros do PMBok. A estratégia utilizada objetivou mensurar a aplicação das ferramentas de gestão do conhecimento utilizadas no gerenciamento de projetos que o escritório de projetos da empresa estudada realiza, para assim validar a proposição de criar o escritório na unidade de ensino da universidade. Como resultado verificou-se que a escolha das ferramentas de suporte é ainda outro desafio a ser superado pelas organizações na busca por maior desempenho em seus projetos.