GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DE UM ESCRITÓRIO DE PROJETOS: APLICAÇÃO DE LIÇÕES APRENDIDAS EM UMA UNIDADE DE ENSINO

Autores

  • Elisa Anita Brito Lima dos Santos Galante Universidade Federal Fluminense
  • Martius Rodriguez y Rodriguez Universidade Federal Fluminense
  • Gilson Brito Alves Lima Possui Graduação em Engenharia Civil (1988), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (1995), Extensão em Gestão Ambiental Empresarial (1995), Extensão em Ciclo de Estudos de Políticas e Estratégia (1996), Mestrado em Engenharia Civil (1992) e Doutorado em Engenharia de Produção (2000). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Atua em Pesquisa, Ensino e Extensão, na área de Engenharia de Produção, com ênfase nos seguintes temas: Segurança Industrial, Gerência de Riscos; Manutenção Industrial e Gerenciamento Ambiental na Indústria.

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2014.i38.a10222

Resumo

Diante dos grandes desafios mercadológicos, as empresas têm se voltado para o conhecimento e sua gestão como meios de garantir a sua  sustentabilidade.  A necessidade de mudar e se desenvolver suscitou a gestão de projetos como  prática  de  maior  produtividade  e  eficiência,  colaborando  para  o aumento da lucratividade da organização. O objetivo do presente estudo é analisar as ferramentas da gestão do conhecimento efetivamente aplicáveis ao gerenciamento de projetos feito através do escritório de projetos de uma empresa pública e, a partir dela propor a aplicação em um escritório de projetos de uma unidade de ensino que baseie suas premissas na Gestão do Conhecimento. Como opção metodológica, desenvolveu-se uma pesquisa preponderantemente bibliográfica, suportada pela aplicação de entrevistas baseadas em parâmetros do PMBok. A estratégia utilizada objetivou mensurar a aplicação das ferramentas de gestão do conhecimento utilizadas no gerenciamento de projetos que o escritório de projetos da empresa estudada realiza, para assim validar a proposição de criar o escritório na unidade de ensino da universidade. Como resultado verificou-se que a escolha das ferramentas de suporte é ainda outro desafio a ser  superado  pelas  organizações  na  busca   por   maior desempenho em seus projetos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Anita Brito Lima dos Santos Galante, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Secretariado Executivo Trilingue (2004), Especialização em Comportamento Humano nas Organizações (2007), MBA em Gerenciamento de Projetos (2012) e Mestrado em Sistemas de Gestão (2013).

Martius Rodriguez y Rodriguez, Universidade Federal Fluminense

Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez Pós-doutor em Gestão do Conhecimento pela UFRJ/Harvard Business School; Master Executive pelo MIT/SLOAN; participou do projeto RITLA/UNCTAD de Inclusão Digital no Brasil América Latina; é Doutor em Gestão Tecnológica pela COPPE/UFRJ; Mestre em Ciências em Computação de Alto Desempenho pela COPPE/UFRJ; atuou como Presidente da Comissão de Petróleo e Gás da CAERJ Camara de Comércio do Estado do RJ; atuou como Assistente Executivo da área de Gás e Energia da Petrobras, Gerente de Planejamento e Avaliação em RH da PETROBRAS; Gerente de Desenvolvimento Gerencial e da Gestão Empresarial da Universidade PETROBRAS; Professor adjunto da UFF/Departamento de Administração; Coordenador do MBA em Logística pela UFF/Administração; Orientou mais de 80 monografias, dissertações de mestrado e teses doutorado; Participou em mais de 200 bancas de final de curso, de mestrado e de doutorado; Fundador do GIGCI - Grupo Interativo de Gestão do Conhecimento e Inovação; Autor e co-autor de mais de 120 artigos, publicados no país e exterior. Autor e/ou Organizador dos livros: Gestão do Conhecimento e Inovação nas Empresas, Ed. Qualitymark, 2011; Administração Elementos Essenciais, Ed. Atlas, 2010; Gestão Empresarial, QualityMark, RJ, 2006., Gestão do Conhecimento, IBPI, RJ, 2001; Tecnologia de Informação e Gestão Empresarial, E-Papers/UFF, RJ, 2000; Information Technology in the 21st Century: Managing the Change, editado pelo WIT - Inglaterra, 1996; Tecnologia de Informação e Mudanças Organizacionais, IBPI/COPPE-UFRJ, Rio de Janeiro, 1995.

Downloads

Publicado

2014-05-05