A DIMENSÃO CONCEITUAL DA CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO COMO FATOR-CHAVE PARA INOVAÇÃO

Autores

  • Ronnie Figueiredo Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD - Portugal
  • João Ferreira Universidade da Beira Interior – UBI - Portugal
  • Carla Marques Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD - Portugal
  • Júlio Vieira Universidade Federal Fluminense - UFF - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2014.i43.a10227

Resumo

O papel do conhecimento tem sido amplamente discutido na literatura de gestão, quando se trata de "economia baseada em conhecimento" - pelo menos para certo ponto - com uma lógica diferente da criação de valor para economia industrial. Os atributos especiais do conhecimento, dimensões e especialmente a sua característica com um "bem público" e infinitas possibilidades de replicação incluídas na mesma, torna o conhecimento um fator-chave para inovação na nova economia. O estudo caracterizado como exploratório e qualitativo, é parte integrante da pesquisa de doutoramento em gestão, e tem como objetivo identificar na revisão da literatura, as dimensões conceituais do conhecimento como fator-chave para inovação. O resultado aponta para uma relação que avança para além das dimensões, epistemológica, ontológica, estratégica e sistêmica. Percemos que a dimensão conceitual da criação de conhecimento visa de forma bem ampla as fases macros de criação e conversão, contribuindo assim como fator-chave para inovação.

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Biografia do Autor

Ronnie Figueiredo, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD - Portugal

Economia, Sociologia e Gestão

 

João Ferreira, Universidade da Beira Interior – UBI - Portugal

Economia, Sociologia e Gestão

Carla Marques, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD - Portugal

Economia, Sociologia e Gestão

Júlio Vieira, Universidade Federal Fluminense - UFF - Brasil

Contabilidade

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Publicado

2014-11-13