COMPARAÇÃO DOS INDICADORES FINANCEIROS TRADICIONAIS COM EVA® EM EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL BRASILEIRA: UM ESTUDO DOCUMENTAL

Autores

  • Leonardo Soares Francisco de Almeida Universidade Federal Fluminense
  • Julio Vieira Neto Universidade Federal Fluminense – RJ / Brasil
  • Luis Perez Zotes Universidade Federal Fluminense – RJ / Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2015.i45.a10229

Resumo

As empresas a fim de se adequarem à competitividade estão realizando mudanças para acompanhar o cenário econômico atual. Neste sentido é necessário buscar indicadores mais confiáveis que possibilitem uma maior compreensão do quanto foi agregado ao negócio. Esta artigo se propõe a efetuar o cálculo do seu EVA® e compará-lo com os indicadores econômicos tradicionais na apuração do lucro contábil, verificando as vantagens e desvantagens da aplicação do (EVA®) como sistema de Gestão Baseada em valor e controle .A relevância deste estudo está em reconhecer a melhor proposta que mensure adequadamente o valor do capital e seu custo de oportunidade através de um estudo documental. Neste sentido Propõe-se  aplicar uma métrica para mensurar adequadamente o valor do capital e o custo de sua remuneração através de comparação entre o método tradicional e o (EVA®) de dez empresas da construção civil extraídas do site da BM&BOVESPA. O resultado deste estudo aponta que o lucro contábil não representa o valor real de ganho ou perda para os stakeholders, em que a própria perda não significa prejuízo, pois a métrica tradicional não contempla o custo de oportunidades ou remuneração do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Soares Francisco de Almeida, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (2007). Pós Graduado em Controladoria e Finanças pela Universidade Cândido Mendes em 2011. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense, com defesa de dissertação em 07 de Janeiro 2014. Tem experiência na área de Contabilidade, Controladoria, Finanças Corporativas e Auditoria.

Julio Vieira Neto, Universidade Federal Fluminense – RJ / Brasil

Dr. Julio Vieira Neto is Associate Professor at Department of Accounting of Fluminense Federal University. His main fields of interest in research are: Life Cycle Management, Valuation, Life Cycle Costing, as well as sustainable development. He is active in a number of national and international research projects.

Luis Perez Zotes, Universidade Federal Fluminense – RJ / Brasil

Dr.Luis Perez Zotes, Graduate in Civil Engineering from the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (1973), with a Masters in Civil Engineering from Universidade Federal Fluminense (1992) and Ph.D. in Production Engineering from the Federal University of Rio de Janeiro (1994). He is currently Associate Professor III, Universidade Federal Fluminense. He has experience in civil engineering and in the Administration, this, with an emphasis in Financial Management, Strategic Management and Project Management.

Downloads

Publicado

2015-01-31