FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INTEGRADO DE GESTÃO: UMA ABORDAGEM NO MERCADO DE SEGUROS

Autores

  • Ludmila Oliveira dos Anjos Silva Universidade Federal Fluminense
  • Mirian Picinini Méxas Universidade Federal Fluminense
  • Júlio Vieira Neto Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2015.i49.a10233

Resumo

Considerando o desenvolvimento tecnológico e o crescimento do mercado de seguros no Brasil, o presente trabalho objetivou o levantamento dos fatores considerados críticos ao sucesso (FCS) em projetos de implementação de Sistemas Integrados de Gestão ou Enterprise Resource Planning (ERP). Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura e identificou-se 10 FCSs que foram objetos de estudo de diferentes autores. Em seguida, com base em uma pesquisa de campo tipo survey que envolveu 45 profissionais do mercado de seguros e usuários de Sistemas ERPs, os FCSs levantados foram analisados individualmente e comparativamente a fim de mapear a percepção dos respondentes em relação ao grau de importância que representam no decorrer do projeto. Entre os resultados obtidos com o estudo destaca-se a consolidação dos FCSs relacionados aos aspectos culturais, organizacionais e técnicos do software, da equipe e da alta gerência do projeto, que obtiveram uma alta taxa de aprovação por parte dos respondentes. Espera-se que este trabalho possa contribuir na prevenção de problemas que poderão ocorrer durante a implementação de um sistema ERP em empresas do mercado de seguros, assim como auxiliar nos processos decisórios das organizações e estimular o desenvolvimento de estudos acadêmicos correlatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Oliveira dos Anjos Silva, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Ciências Atuariais pela UFF, concluída em 2014. Experiência profissional como estagiária da Gerência de Benefícios, de 05/2013 a 08/2013, na RioPrevidência – Gerência de Benefícios; estagiária de Backoffice, de Jan/2014 a Dez/2014, na SMARTIA – Assessoria e Corretagem de Seguros; e atualmente analista de PCG JR na Leader Card. Tem interesse em pesquisas nas áreas de mercado de seguros.
Endereço: Av. Sete de Setembro, 230, Icaraí – Niterói – Rio de Janeiro.
Email: ludmila__oliveira@hotmail.com
Telefone: (21) 994749280

Mirian Picinini Méxas, Universidade Federal Fluminense

Doutorado em Engenharia Civil pela UFF. Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE_UFRJ. MBA em Administração de Empresas pela UFF. Pós-Graduação no Curso PIGEAD (Planejamento, Implementação e Gestão da EaD), pela UFF. Graduação em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) pela UFF. Certificação em Gerência de Projetos-PMP. A experiência profissional inclui gerência de projetos; analista de negócios; gerência de equipes de desenvolvimento e manutenção de sistemas. Atualmente professora dos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Atuariais da UFF. Docente vinculada ao Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão da UFF e ao Doutorado Interdisciplinar em Sistemas de Gestão Sustentáveis, na linha de pesquisa Gestão das Organizações Sustentáveis da UFF, atuando em orientação de alunos desses dois programas. Tem interesse em pesquisas nas áreas de gestão de projetos, gestão estratégica, métodos estatísticos e sistemas de informação.

Endereço: Rua Passo da Pátria 156, sala 324, Bloco E, CEP 24210-240, Niterói - RJ, Brasil

Email: mirian_mexas@vm.uff.br

Telefone: (21) 2717-6390  e  (21) 988787980

Júlio Vieira Neto, Universidade Federal Fluminense

Possui Doutorado em Eng Civil pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Sistema de Gestão ( UFF ) pós-graduado com MBA em Organização e Estratégia e MBA em Gestão Empresarial, graduado em Administração de Empresas. Atualmente é Professor Adjunto pela Universidade Federal Fluminense no Departamento de Ciências Contábeis, Ministra as disciplinas; Dinâmica Demográfica e Métodos Quantitativos no curso de graduação em ciências atuariais; Professor das disciplinas Finanças Corporativas, Planejamento Estratégico e Bibliometria em cursos Stricto sensu e Lato sensu, Pesquisador nas áreas do Gerenciamento do Ciclo de vida do Produto e Custo do Ciclo de Vida do Produto (CCVP) vinculados a área de Sustentabilidade, estudos de Viabilidade Econômica de materiais eco-eficientes. Consultor Empresarial nas áreas de Planejamento Estratégico, Estudos de Viabilidade Técnica Econômica (EVTE) e Mapeamento de Processos. Atuou como Executivo na área de desenvolvimento de novos negócios em empresas de Grande e Médio Porte nos setores de telecomunicações e embalagens.

Endereço: Rua Passo da Pátria 156, sala 324, Bloco E, CEP 24210-240, Niterói - RJ, Brasil

Email: julio@latec.uff.br

Telefone: (21) 2717-6390

Downloads

Publicado

2015-07-16