ANÁLISE DE DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DE REVESTIMENTO E CIMENTAÇÃO DE POÇOS MARÍTIMOS ATRAVÉS DA IMPLEMENTAÇÃO DE INDICADORES DA QUALIDADE: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS

Autores

  • Déborah Schirmer Heberle Universidade Federal Fluminense
  • Marcio Cardozo Monteiro Petrobras - Petróleo Brasileiro S.A.

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2016.i58.a10242

Resumo

A indústria do petróleo e gás natural movimenta, anualmente, milhões de dólares no mundo todo. Composto por atividades de altos riscos e criticidade, esse mercado requer cada vez maior controle sobre seus processos e impactos. Entre os processos envolvidos na construção de poços petrolíferos, a atividade de Revestimento e Cimentação apresenta-se como uma das mais críticas tanto financeira quanto operacionalmente.

A Petrobras, umas das maiores empresas do mundo nessa indústria, optou por desenvolver e consolidar uma sistemática para análise de seu desempenho relacionado ao processo de revestimento e cimentação de poços de petróleo.

Este artigo apresenta um estudo de múltiplos casos aplicado à Petrobras no intuito de verificar a evolução dessas atividades, principalmente, no que diz respeito aos seus prestadores de serviços. A partir da criação de uma sistemática de avaliação baseada em indicadores da qualidade, foi possível identificar o avanço positivo dos trabalhos realizados em relação a premissas de projeto e de segurança operacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Déborah Schirmer Heberle, Universidade Federal Fluminense

Administradora de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2010), Especialista em Gestão pela Qualidade Total pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2015). Profissional atuando na área de Gestão da Qualidade na indústria de Petróleo e Gás Natural há 2 anos.

Marcio Cardozo Monteiro, Petrobras - Petróleo Brasileiro S.A.

Engenheiro Mecânico e de Automóveis pelo Instituto Militar de Engenharia (2004). Engenheiro de Petróleo na Petrobras.

Downloads

Publicado

2016-05-31