EVIDENCIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DE EMPRESAS BAIANAS: UMA ANÁLISE NA WEB 2.0 À LUZ DA TEORIA DA LEGITIMIDADE

Autores

  • Sonia Maria da Silva Gomes Universidade Federal da Bahia
  • Nverson da Cruz Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • THAYSE SANTOS DA CRUZ Universidade Federal da Bahia
  • Neylane dos SANTOS Oliveira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2016.i59.a10243

Resumo

Este estudo teve o propósito de verificar o nível de divulgação de informações de natureza socioambiental das empresas baianas através das redes sociais no ano de 2012. Utilizou-se para tanto, os Bancos de Dados da Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB) e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) para levantar as organizações empresariais sediadas no estado da Bahia. A amostra foi composta por 256 empresas que implantaram o SGA e/ou práticas de sustentabilidade. Os dados foram coletados com base nas postagens das empresas nas redes sociais, mais especificamente, o Facebook, Orkut e Twitter no período de Setembro de 2011 a Agosto de 2012. Utilizou-se a análise de conteúdo como técnica para identificar as informações socioambientais. O ranking das empresas que mais divulgam informações socioambientais na web 2.0 é liderado por empresas industriais. Os resultados encontrados se coadunam com os pressupostos da teoria da legitimidade. Sugere-se que pesquisas futuras investiguem se o volume em percentual de postagens em redes sociais relacionadas à problemática socioambiental cresceu em relação ao encontrado por esta pesquisa. Além disso, recomenda-se a investigação da percepção dos gestores quanto ao impacto da utilização das redes sociais para divulgação das ações socioambientais.

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Publicado

2016-06-30