INOVAÇÃO NO ENSINO DE ENGENHARIA: o caso da disciplina de algoritmos e programação da PUC/PR

Autores

  • Dani Juliano Czelusniak Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2018.i75.a10259

Resumo

Com a “Era da Informação” e a consequente disponibilização dos mais diversos conteúdos didáticos na rede Internet, as instituições de ensino buscaram dinamizar seu processo de ensino, visando proporcionar aumento no desempenho da aprendizagem de seus estudantes. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é de apresentar o processo de reconstrução da disciplina de Algoritmos e Programação, presente nos cursos de Engenharia da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), que utilizou principalmente a metodologia Problem Based Learning (PBL) aliada à metodologia de desenvolvimento de software eXtreme Programming (XP). O método de pesquisa foi o bibliográfico para apresentar as metodologias de ensino e desenvolvimento utilizadas e, estudo de caso, com a descrição da aplicação prática ocorrida em um semestre letivo no curso de Engenharia da PUC/PR. Como resultados, observou-se que os métodos mencionados apresentam bom potencial, pelo fato de proporcionar aos alunos ambiente dinâmico de aprendizado, enquanto estimula fortemente o trabalho em equipes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dani Juliano Czelusniak, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Cursou Doutorado em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de pesquisa Inteligência Organizacional sob a orientação da profa. Ph. D. Aline França de Abreu e co-orientação do professor Dr. João Artur de Souza. Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Ciência e Tecnologia do Paraná (1997), especialização em Bancos de Dados pelas Faculdades Spei (1998), especialização em Engenharia de Software pelo Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET (2003), especialização em Engenharia de Produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET com ênfase em Conhecimento e Inovação (2005), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2007), certificações Linux profissionais Novell CLP - Certified Linux Professional, CLA - Certified Linux Administrator, LTS - Linux Technical Specialist e DCTS - Data Center Technical Specialist. Atualmente é Professor Adjunto na Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e, professor líder de grupo de pesquisa e das cadeiras de Bancos de Dados I e Projetos Integradores do Centro Universitário Curitiba - UniCuritiba. Possui larga experiência na área de computação, com ênfase no sistema operacional Linux em redes de computadores. Trabalha também com os temas sistemas de informação, representações do conhecimento (ontologias) e bancos de dados.

Downloads

Publicado

2018-04-17