INOVAÇÃO NO ENSINO DE ENGENHARIA: o caso da disciplina de algoritmos e programação da PUC/PR
DOI:
https://doi.org/10.22409/sbijounal2018.i75.a10259Resumo
Com a “Era da Informação” e a consequente disponibilização dos mais diversos conteúdos didáticos na rede Internet, as instituições de ensino buscaram dinamizar seu processo de ensino, visando proporcionar aumento no desempenho da aprendizagem de seus estudantes. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é de apresentar o processo de reconstrução da disciplina de Algoritmos e Programação, presente nos cursos de Engenharia da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), que utilizou principalmente a metodologia Problem Based Learning (PBL) aliada à metodologia de desenvolvimento de software eXtreme Programming (XP). O método de pesquisa foi o bibliográfico para apresentar as metodologias de ensino e desenvolvimento utilizadas e, estudo de caso, com a descrição da aplicação prática ocorrida em um semestre letivo no curso de Engenharia da PUC/PR. Como resultados, observou-se que os métodos mencionados apresentam bom potencial, pelo fato de proporcionar aos alunos ambiente dinâmico de aprendizado, enquanto estimula fortemente o trabalho em equipes.