O impacto da pandemia – Coronavírus no uso de tecnologia educacional: uma pesquisa exploratória no Estado do Rio de Janeiro.

Autores

  • Anna Myrian Lannes UFF (Universidade Federal Fluminense)
  • Arnaldo Greenhalgh UFF (Universidade Federal Fluminense)
  • Valéria F. Roppa Cruz
  • Maria Priscilla Coelho PUC- Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
  • M Carolina Martins Rodrigues
  • Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez Universidade Federal FluminenseDiretor - Faculdades de Administração e Ciências Contábeis

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbij.v1i93.48160

Resumo

O ano de 2020 foi marcado com o surgimento da pandemia pelo novo coronavírus, as escolas e grandes centros de conhecimento foram obrigados a se reinventarem. Diversos aplicativos e ferramentas como o Google Classroom, Google Meet e Zoom começaram a ser empregados no ensino remoto assistido por tecnologia. Este estudo possui carácter exploratório e descritivo e apresenta uma pesquisa realizada junto a professores de escolas e centros de ensino no Rio de Janeiro durante o período de pandemia. Objetivou-se a apresentação de novos recursos e ferramentas, além de inovações no ensino, bem como a criatividade para manter o espírito da sala de aula vivo durante o ensino à distância (EAD).  Observou-se que as instituições privadas se adaptaram rapidamente ao EAD, conseguindo minimizar o atraso com a interrupção das atividades presenciais. Já instituições públicas tiveram como objetivo a promoção da inclusão digital dos alunos mais desfavorecidos socioeconomicamente. As ferramentas de ensino mais utilizadas foram o Google Classroom e Google Meet. Apesar do impacto da crise econômica gerada pelo coronavírus foi observada uma revolução no método de ensino e a aceleração importante da digitalização da educação.

Palavras- chave: coronavírus; educação; inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Myrian Lannes, UFF (Universidade Federal Fluminense)

Especialista em Radioncologia – INCA; Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil – UFF, Brazil

Valéria F. Roppa Cruz

Especialista em Mastologia – Mestranda no Programa Saúde Materno Infantil – UFF, Brazil  

Maria Priscilla Coelho , PUC- Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Doutora em Filosofia pela PUC – Rio, Brazil

M Carolina Martins Rodrigues

Universidade do Algarve (CinTurs)

Downloads

Publicado

2021-02-01