Um estudo sobre teorias organizacionais e fatores para avaliar riscos de sustentabilidade em cadeias de suprimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbij.v1i96.57519

Resumo

A gestão dos riscos de sustentabilidade é um elemento fundamental para as organizações atualmente, sendo decisiva para o sucesso empresarial. O objetivo desta pesquisa é contribuir para o aprimoramento do conhecimento sobre os riscos de sustentabilidade nas cadeias de suprimentos por meio de uma revisão da literatura e, com base em teorias organizacionais, identificar lentes para apoiar a análise dos aspectos contextuais desses riscos. As empresas geralmente não têm a capacidade de gerenciar todos os pontos em sua cadeia de suprimentos. Nesse sentido, um estudo sobre teorias organizacionais permitirá a discussão de lentes teóricas para compreender aspectos dos riscos de sustentabilidade nas cadeias de suprimentos, envolvendo aspectos institucionais, culturais e éticos, entre outras teorias organizacionais. As teorias organizacionais fornecem uma fonte valiosa de pesquisa sobre sustentabilidade. Existem oportunidades para pesquisas com teorias já aplicadas ou a serem desenvolvidas. O estudo ofereceu uma visão da gestão dos riscos de sustentabilidade na cadeia de suprimentos, com facilitadores e obstáculos para um gerenciamento adequado de ameaças no contexto dessas cadeias, bem como possíveis teorias que podem ajudar na implementação da sustentabilidade em organizações e suas cadeias. Este estudo contribui para a literatura, em temas menos explorados, apresentando conhecimentos sobre riscos de sustentabilidade na cadeia de suprimentos por meio de lentes de algumas das teorias organizacionais disponíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Romano, Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

Doutor em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Produção da Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP (2014); Mestre em Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário de Araraquara, UNIARA (2010); Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Hermínio Ometto, UNIARARAS (2014); Graduado em Economia pelo Centro Universitário de Araraquara (2003). Atua há 6 anos como Docente no Magistério superior em disciplinas ligadas a atividade empresarial e aos subsistemas de finanças, produção, recursos humanos e logística. Tem como principais temas de interesse, o estudo da Cultura Organizacional, Estratégia Empresarial, Modelos de Negócios, Sustentabilidade Corporativa e Dinâmica de Sistemas. É revisor de periódicos acadêmicos nacionais e internacionais, além de diversos congressos.

Luís Miguel D. F. Ferreira, University of Coimbra

CEMMPRE, Department of Mechanical Engineering, University of Coimbra, 3004-531 Coimbra, Portugal.

Sandra Sofia F. S. Caeiro, School of Science and Technology, NOVA University of Lisbon

Center for Environmental and Sustainability Research (CENSE ), School of Science and Technology, NOVA University of Lisbon

Downloads

Publicado

2024-02-08