Delivery de produtos alimentícios após a pandemia da covid-19 à luz da teoria do comportamento planejado
DOI:
https://doi.org/10.22409/sbij.v1i97.63147Resumo
A pandemia da COVID-19 afetou diversos aspectos da vida, dentre eles o comportamento do consumidor que passou a aderir às plataformas de entrega online. O objetivo do estudo foi analisar a intenção de uso de aplicativos de delivery para compra de alimentos após a pandemia da COVID-19 no Rio de Janeiro, à luz da Teoria do Comportamento Planejado (TCP). Foi realizada uma survey com usuários de aplicativos de delivery por meio de um questionário adaptado de Mendes Filho et al (2017). Os dados foram analisados por meio da Modelagem de Equações Estruturais. As hipóteses foram validadas revelando que a atitude, o controle percebido e as normas subjetivas influenciam positivamente na intenção comportamental dos consumidores a usarem aplicativos de delivery para compra de alimentos após períodos pandêmicos. Todo o modelo de mensuração foi validado a partir da validade convergente e da consistência interna pelas cargas fatoriais, confiabilidade composta e o alfa de cronbach que apresentaram valores acima de 0,7, além da variância média extraída com valores acima de 0,5, o que são valores considerado adequado. Na validade discriminante todos os critérios também apresentaram valores adequado, tanto as cargas cruzadas, quanto o critério de Fornell e Lacker e o critério de HTML.