Value Perception in a Business Project

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbij.v1i99.63800

Resumo

Contexto: A inovação tem assumido um papel cada vez mais importante nas organizações. As empresas devem manter-se inovadoras para se manterem competitivas. Objetivo: Este artigo busca entender como um programa de aceleração empreendedora impacta a estratégia da empresa e como desenvolve o intraempreendedorismo. Metodologia: Para isso, além de um estudo bibliográfico sobre os temas de inovação aberta; empreendedorismo e intraempreendedorismo; estratégia; startups e aceleradores corporativos. Foi aplicado um questionário, respondido por seis membros da alta direção da empresa Souza Cruz, na qual este estudo foi realizado em seu programa de aceleração corporativa, o Transforma Souza Cruz. Resultados/valor: Foi possível analisar, sob a perspectiva da alta administração de uma empresa, quais as razões para o desenvolvimento de um programa de aceleração de empreendedorismo em uma empresa tradicional como a analisada e como isso afeta a estratégia da empresa, além de entender se ele desenvolve conceitos como o intraempreendedorismo na empresa. Implicações práticas: Os impactos práticos foram à melhoria da comunicação dentro da organização e à implementação de uma cultura de inovação, o desenvolvimento e fortalecimento do conceito de intraempreendedorismo. O Programa foi considerado um sucesso dentro da organização e há previsão de outra oportunidade de aceleração, comprovando que a empresa identificou valor agregado na iniciativa. Limitações: Obter mais informações sobre as lições aprendidas com os processos e entender as melhorias que poderiam ser feitas, na opinião dos entrevistados. Os resultados quantitativos sobre a taxa de sucesso da implementação das propostas não foram analisados, pois o programa ainda não estava finalizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-02-03