n. 57 (2016): INTERNACIONALIZAÇÃO DE PEQUENOS NEGÓCIOS E IMIGRAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE NEGÓCIOS BRASILEIROS NA CIDADE DE ORLANDO..

Resumo: Os estudos de internacionalização de negócios e empreendedorismo internacional têm crescido muito nos últimos anos, na mesma proporção o esforço da academia para explicar a realidade e dar suporte teórico aos ‘aventureiros’ que buscam nos mercados exteriores novas oportunidades também pode ser notada nos congressos de gestão e revistas científicas. Mas todos esses trabalhos têm como ponto de partida as teorias que identificam razões econômicas ou comportais para essa empreitada no exterior. Uma realidade observada em várias cidades do mundo, dá conta de que existe uma quantidade de empresários brasileiros vivendo regularmente em diversos países com propósitos distintos e, principalmente, razões específicas para o processo de internacionalização. O presente artigo destaca os principais pontos de uma pesquisa básica realizada entre os anos de 2012 a 2014 com o apoio da FAPERJ para descrever o perfil dos empreendedores brasileiros no exterior. O estudo indicou fortes indícios de um modelo de internacionalização ainda não descrito que entende o processo muito mais através de aspectos pessoais do que empresariais.

Palavras-chave: internacionalização de negócios, empreendedorismo internacional, pequenas e médias empresas.

Publicado: 2016-05-20