A centralidade das tecnologias de informação e comunicação (TICS) no contexto da indústria 4.0
Resumo
No contexto da quarta etapa da Revolução Industrial, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) articulam as bases para a realização e a materialização desses novos primórdios no aparato industrial brasileiro, principalmente por comporem um setor com expressiva relevância econômica e grande virtuosismo tecnológico e inovativo quanto à troca de dados em tecnologias de manufatura. Seus serviços de informação e telecomunicação possuem relevante destaque por gerarem externalidades sobre a produtividade do capital e do trabalho, por comporem um setor intensivo em P&D e também por promoverem a integração global dos mercados, via movimentos de internacionalização (ARAÚJO; SOUSA, 2014; RUSCHEL et al. 2016; DIEGUES; ROSELINO, 2019).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.