o baixo crescimento econômico brasileiro a partir da redemocratização de 1985, sua raiz institucional e as mudanças necessárias para a promoção do crescimento
Resumo
A economia brasileira, a qual espera-se tanto, tem entregado pouco. Desde a redemocratização em 1985, observa-se que a economia do país cresce a passos lentos, tendo o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil crescido a uma média de 2,33% ao ano desde 1985, sendo que, na última década (2011-2020), cresceu apenas 0,3% ao ano. O PIB per capita também teve baixo crescimento, cerca de 1,2% ao ano entre 1985 e 2018, e queda de 0,13% ao ano entre 2011 e 2018. Além disso, a desigualdade continua sendo uma forte e triste realidade da sociedade brasileira, ficando, em 2018, como o segundo país com maior concentração de renda entre mais de 180 países, apresentando 0,539 no índice de Gini.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.