Literatura e formação crítica universitária

uma análise da reunião literária organizada pelos PETS da UFF Campos

Autores

  • Helena Gouveia da Silva Regis Universidade Federal Fluminense
  • Ana Carolina Vilanova Bezerra Universidade Federal Fluminense
  • Brunno Correa Bastos Universidade Federal Fluminense
  • Caio Eduardo Barcelos de Souza Lima Universidade Federal Fluminense
  • Carolline Bastos Corrêa Universidade Federal Fluminense
  • Flávio Vinicius Silva Ferreira de Souza Universidade Federal Fluminense
  • Lais Ribeiro Valadão Universidade Federal Fluminense
  • Leticia da Silva Amaral Universidade Federal Fluminense
  • Letícia Silva Souza Universidade Federal Fluminense
  • Rafael Voigtel Cesar Universidade Federal Fluminense
  • Renato de Oliveira Sá Nogueira Universidade Federal Fluminense
  • Vanuza da Silva Pereira Ney Universidade Federal Fluminense
  • Maria do Socorro Bezerra de Lima Universidade Federal Fluminense
  • Erika Vanessa Moreira Santos Universidade Federal Fluminense

Resumo

O Brasil carrega consigo nomes importantes para a formação literária do país, como Machado de Assis, Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Milton Hatoum. Assim, a localidade apresenta um arcabouço cultural com diversas obras que revelam e remontam a história da sociedade brasileira. Com o advento da internet, as informações chegam aos indivíduos de forma mais rápida e simplificada, e isso também ocorre para o meio literário, ou seja, antes obras que não poderiam ser compartilhadas ou com difícil acesso, hoje, podem ser debatidas em rodas de conversa e encontros literários (BARRETO, 2010). Segundo Moro, Souto e Estabel (2004), as primeiras livrarias e bibliotecas surgiram no Brasil a partir de 1840, ao mesmo tempo em que os esforços políticos e econômicos voltavam-se para a produção cafeeira, fazendo com que a questão escolar no país fosse suprimida por outras demandas sociais, e só no século XX o mercado editorial consolida-se trazendo até mesmo produtos para crianças e adolescentes. Assim, é importante ressaltar que o processo de leitura e conhecimento aumentam a percepção e compreensão do mundo à volta do sujeito, possibilitando que este seja capaz de interpretar o mundo de modo distinto e ressignificá-lo a partir de suas experiências (SILVA, 2017). Dessa maneira, a prática da leitura não só permite que os leitores sejam capazes de adquirir conhecimento como também sejam capazes de transformá-lo. Desse modo, sabendo que um dos objetivos da universidade é proporcionar ao estudante o seu aprimoramento intelectual, desenvolvimento pessoal e conhecimento científico, incentivar a leitura e compreensão de artigos, poemas e livros garante ao universitário uma maior capacidade de desenvolver pesquisas e elaborar novas ideias para a sociedade como um todo (PIRES, 2012). As Rodas de Prosa e Reuniões Literárias são atividades desenvolvidas no âmbito dos grupos PET Economia e PET Ciranda Rural da UFF Campos que tem por objetivo fomentar discussões e reflexões acerca de temas relevantes para a área da Geografia e Economia, entre outras, por meio de obras da literatura brasileira. Para as Reuniões Literárias, cada leitor escolhe a obra a ser lida, independente de gênero textual ou nacionalidade da mesma, já nas Rodas de Prosa, a leitura é direcionada para obras da literatura brasileira e um livro é escolhido para ser lido e debatido coletivamente. As discussões permitem que os participantes tenham contato com clássicos e percebam a contribuição dos mesmos para a compreensão de problemáticas atuais na sociedade brasileira e também exercitem a prática da leitura. Os encontros ocorrem ao menos uma vez por semestre e é aberto ao público interno e externo da UFF. A metodologia consiste na escolha da obra pelos petianos, leitura e discussão interna para que os eixos de debate sejam levantados e elaboração de dinâmicas a serem feitas pelos participantes através de plataformas digitais como o Padlet. Os encontros acontecem de forma presencial nas dependências da UFF Campos e, eventualmente, de modo online por meio do Google Meet. Destacamos as últimas obras debatidas que foram: Capitães de Areia de Jorge Amado e Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus. Além disso, com a escolha livre os participantes leram livros como O Cortiço, Grande Sertão Veredas, Cem Anos de Solidão, O Diário Anne Frank, Torto Arado, entre outros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Helena Gouveia da Silva Regis, Universidade Federal Fluminense

    Graduanda em Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil

  • Ana Carolina Vilanova Bezerra, Universidade Federal Fluminense

    Graduanda em Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Brunno Correa Bastos, Universidade Federal Fluminense

    Graduando em Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Caio Eduardo Barcelos de Souza Lima, Universidade Federal Fluminense

    Graduando em Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Carolline Bastos Corrêa, Universidade Federal Fluminense

    Graduanda em Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Flávio Vinicius Silva Ferreira de Souza, Universidade Federal Fluminense

    Graduando em Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Lais Ribeiro Valadão, Universidade Federal Fluminense

    Graduanda em Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Leticia da Silva Amaral, Universidade Federal Fluminense

    Graduanda em Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Letícia Silva Souza, Universidade Federal Fluminense

    Graduanda em Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Rafael Voigtel Cesar, Universidade Federal Fluminense

    Graduando em Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Renato de Oliveira Sá Nogueira, Universidade Federal Fluminense

    Graduando em Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Vanuza da Silva Pereira Ney, Universidade Federal Fluminense

    Professora Adjunta, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Maria do Socorro Bezerra de Lima, Universidade Federal Fluminense

    Professora Adjunta, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Erika Vanessa Moreira Santos, Universidade Federal Fluminense

    Professora Adjunta, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

Referências

BARRETO, E. R. L. A influência da Internet no processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Revista Espaço Acadêmico, volume 9, número 106, páginas 84–90, 2010. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/8269. Acesso em: 4 set. 2022.

MORO, E. L. S.; SOUTO, P. S.; ESTABEL, L. B. A influência da internet nos hábitos de leitura do adolescente. In: SEMINÁRIO BIBLIOTECA ESCOLAR: ESPAÇO DE AÇÃO PEDAGÓGICA. Anais...Belo Horizonte: ABMG, 2004. volume 3, páginas 1–13. Disponível em:http://gebe.eci.uf mg.br/downloads/313.pdf . Acesso em: 4 set. 2022.

PIRES, E. A. N. A importância do hábito da leitura na universidade. Revista ABC, v. 17, n. 2, p. 365–381, 2012. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/846. Acesso em: 4 set. 2022.

SILVA, P. C. G. Educação, Leitura e Transformação Sociocultural. In: JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Anais... Belo Horizonte: UFMA, 2017. v. 8, p. 1–12. Disponível em: http://www.joinpp.uf ma.br/jornadas/joinpp2017/anais-joinpp-2017.html. Acesso em: 4 set. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Como Citar

Literatura e formação crítica universitária: uma análise da reunião literária organizada pelos PETS da UFF Campos. Anais da Semana de Economia (Campos), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 6–8, 2022. Disponível em: https://periodicos.uff.br/seeco/article/view/56798. Acesso em: 6 dez. 2025.