Literatura e formação crítica universitária
uma análise da reunião literária organizada pelos PETS da UFF Campos
Resumo
O Brasil carrega consigo nomes importantes para a formação literária do país, como Machado de Assis, Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Milton Hatoum. Assim, a localidade apresenta um arcabouço cultural com diversas obras que revelam e remontam a história da sociedade brasileira. Com o advento da internet, as informações chegam aos indivíduos de forma mais rápida e simplificada, e isso também ocorre para o meio literário, ou seja, antes obras que não poderiam ser compartilhadas ou com difícil acesso, hoje, podem ser debatidas em rodas de conversa e encontros literários (BARRETO, 2010). Segundo Moro, Souto e Estabel (2004), as primeiras livrarias e bibliotecas surgiram no Brasil a partir de 1840, ao mesmo tempo em que os esforços políticos e econômicos voltavam-se para a produção cafeeira, fazendo com que a questão escolar no país fosse suprimida por outras demandas sociais, e só no século XX o mercado editorial consolida-se trazendo até mesmo produtos para crianças e adolescentes. Assim, é importante ressaltar que o processo de leitura e conhecimento aumentam a percepção e compreensão do mundo à volta do sujeito, possibilitando que este seja capaz de interpretar o mundo de modo distinto e ressignificá-lo a partir de suas experiências (SILVA, 2017). Dessa maneira, a prática da leitura não só permite que os leitores sejam capazes de adquirir conhecimento como também sejam capazes de transformá-lo. Desse modo, sabendo que um dos objetivos da universidade é proporcionar ao estudante o seu aprimoramento intelectual, desenvolvimento pessoal e conhecimento científico, incentivar a leitura e compreensão de artigos, poemas e livros garante ao universitário uma maior capacidade de desenvolver pesquisas e elaborar novas ideias para a sociedade como um todo (PIRES, 2012). As Rodas de Prosa e Reuniões Literárias são atividades desenvolvidas no âmbito dos grupos PET Economia e PET Ciranda Rural da UFF Campos que tem por objetivo fomentar discussões e reflexões acerca de temas relevantes para a área da Geografia e Economia, entre outras, por meio de obras da literatura brasileira. Para as Reuniões Literárias, cada leitor escolhe a obra a ser lida, independente de gênero textual ou nacionalidade da mesma, já nas Rodas de Prosa, a leitura é direcionada para obras da literatura brasileira e um livro é escolhido para ser lido e debatido coletivamente. As discussões permitem que os participantes tenham contato com clássicos e percebam a contribuição dos mesmos para a compreensão de problemáticas atuais na sociedade brasileira e também exercitem a prática da leitura. Os encontros ocorrem ao menos uma vez por semestre e é aberto ao público interno e externo da UFF. A metodologia consiste na escolha da obra pelos petianos, leitura e discussão interna para que os eixos de debate sejam levantados e elaboração de dinâmicas a serem feitas pelos participantes através de plataformas digitais como o Padlet. Os encontros acontecem de forma presencial nas dependências da UFF Campos e, eventualmente, de modo online por meio do Google Meet. Destacamos as últimas obras debatidas que foram: Capitães de Areia de Jorge Amado e Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus. Além disso, com a escolha livre os participantes leram livros como O Cortiço, Grande Sertão Veredas, Cem Anos de Solidão, O Diário Anne Frank, Torto Arado, entre outros.
Downloads
Referências
BARRETO, E. R. L. A influência da Internet no processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Revista Espaço Acadêmico, volume 9, número 106, páginas 84–90, 2010. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/8269. Acesso em: 4 set. 2022.
MORO, E. L. S.; SOUTO, P. S.; ESTABEL, L. B. A influência da internet nos hábitos de leitura do adolescente. In: SEMINÁRIO BIBLIOTECA ESCOLAR: ESPAÇO DE AÇÃO PEDAGÓGICA. Anais...Belo Horizonte: ABMG, 2004. volume 3, páginas 1–13. Disponível em:http://gebe.eci.uf mg.br/downloads/313.pdf . Acesso em: 4 set. 2022.
PIRES, E. A. N. A importância do hábito da leitura na universidade. Revista ABC, v. 17, n. 2, p. 365–381, 2012. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/846. Acesso em: 4 set. 2022.
SILVA, P. C. G. Educação, Leitura e Transformação Sociocultural. In: JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Anais... Belo Horizonte: UFMA, 2017. v. 8, p. 1–12. Disponível em: http://www.joinpp.uf ma.br/jornadas/joinpp2017/anais-joinpp-2017.html. Acesso em: 4 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Helena Gouveia da Silva Regis, Ana Carolina Vilanova Bezerra, Brunno Correa Bastos, Caio Eduardo Barcelos de Souza Lima, Carolline Bastos Corrêa, Flávio Vinicius Silva Ferreira de Souza, Lais Ribeiro Valadão, Leticia da Silva Amaral, Letícia Silva Souza, Rafael Voigtel Cesar, Renato de Oliveira Sá Nogueira, Vanuza da Silva Pereira Ney, Maria do Socorro Bezerra de Lima, Erika Vanessa Moreira Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.