Noções básicas de economia ao alcance da sociedade

o minicurso de políticas econômicas

Autores

  • Caio Eduardo Barcelos de Souza Lima Universidade Federal Fluminense
  • Ana Carolina Vilanova Bezerra Universidade Federal Fluminense
  • Brunno Correa Bastos Universidade Federal Fluminense
  • Flávio Vinicius Silva Ferreira de Souza Universidade Federal Fluminense
  • Gabrielle Coutinho e Silva Teixeira Universidade Federal Fluminense
  • Helena Gouveia da Silva Régis Universidade Federal Fluminense
  • Lais Ribeiro Valadão Universidade Federal Fluminense
  • Letícia Silva Souza Universidade Federal Fluminense
  • Rafael Voigtel Cesar Universidade Federal Fluminense
  • Renato de Oliveira Sá Nogueira Universidade Federal Fluminense
  • Vanuza da Silva Pereira Ney Universidade Federal Fluminense
  • Alan Figueiredo de Aredes Universidade Federal Fluminense

Resumo

Como uma das atividades do Programa de Educação Tutorial (PET) Institucional do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes, o Minicurso de Política Econômica (MPE) tem por objetivo propiciar ao público, ingressantes do curso de Ciências Econômicas e demais interessados da universidade e  comunidade em geral, conhecimentos básicos, de grande relevância e curiosidade, sobre cinco grandes áreas econômicas. Os temas tratados são: Nível de atividade, Emprego, Inflação, Política Monetária, Política Fiscal e Setor Externo. A atividade integra, simultaneamente, o ensino, da tutora e dos professores colaboradores em relação aos alunos e dos alunos em relação aos inscritos no minicurso; a pesquisa, devido ao trabalho dos bolsistas na elaboração do material de apresentação e com base em Braga e Paulani (2007) e Giambiagi e Villela (2010); e extensão, dado que o minicurso é apresentado de forma extracurricular aos calouros do curso de Economia e demais interessados da comunidade em geral. O minicurso até 2019 era oferecido na modalidade presencial e, com a pandemia do COVID-19, em 2020 e 2021, a modalidade foi remota, por meio da plataforma do Google Meet. Importante destacar que pela modalidade remota o minicurso alcançou um público de diferentes lugares e também de diferentes graus de escolaridade. Em 2021, o minicurso teve uma edição especial na Agenda Acadêmica, que foi uma parceria com a ONG Viva Lagos. O MPE foi oferecido duas vezes e teve a participação de aproximadamente 100 (cem) pessoas, sendo que a maioria estava cursando o Ensino médio. Como forma de avaliar a importância do minicurso na formação dos petianos e também na compreensão dos participantes foi realizada uma avaliação qualitativa durante as reuniões do PET para identificar a percepção e avaliação dos integrantes do PET (Grupo 1), e foi aplicado um questionário para os participantes do minicurso, entre estudantes ingressantes do curso de Ciências Econômicas e demais participantes (Grupo 2). Resultados (Grupo 1) - No curso de Ciências Econômicas, de modo mais geral e imediato, nos integrantes do grupo que realizaram a atividade em conjunto com a tutora e professores colaboradores, o impacto foi grande e perceptível. A preparação do minicurso exigiu dos alunos aprofundamento em material didático sobre os temas, bem como discussões com os professores e colegas acerca do assunto, uma vez que houve também a preparação de uma apostila, como forma dos participantes terem uma fonte de consulta rápida e objetiva, não se limitando apenas às palestras. Com a avaliação do Grupo 2 os participantes destacaram a importância do minicurso na formação e na ampliação dos conhecimentos sobre a economia. Destacaram também a possibilidade de acompanharem as aulas de Economia (calouros de Economia), mas também poder fazer uma leitura dos jornais com mais compreensão, a partir dos conceitos aprendidos no minicurso (alunos de outros cursos e comunidade em geral). Outra consideração importante, é em relação às modalidades presenciais e remotas. Os participantes da versão remota avaliaram que o fato do minicurso ter sido remoto não trouxe dificuldades quanto ao aprendizado e compreensão do conteúdo apresentado. Nesse sentido, a atividade tem sido considerada de grande relevância na formação dos petianos, tanto no aprimoramento da pesquisa, ensino e extensão, além de ampliar seus conhecimentos, treinar suas habilidades orais, além da aproximação com a docência. Já nos participantes do curso, observamos grande interesse por parte destes no minicurso, ampliando os conhecimentos de Economia. Além disso, observamos que a atividade também fortaleceu as áreas de Macroeconomia e Economia Brasileira e Internacional do curso de graduação e dos integrantes do PET Economia. O trabalho teve êxito ao desenvolver o Minicurso de Política Econômica, elaborado e apresentado pelos integrantes do PET, esclarecendo conceitos básicos de Política Econômica por meio de uma linguagem fácil e acessível a um público não familiarizado com a Ciência Econômica. Além disso, oferecemos aos alunos a capacidade de se posicionar criticamente em relação ao modo como os temas econômicos são normalmente tratados e difundidos pelos meios de comunicação. A atividade foi desenvolvida com base no tripé ensino-pesquisa-extensão, além de ter aprimorado habilidades importantes nos petianos como a escrita e a oralidade. Com base na realização desta atividade, o trabalho buscou analisar a importância da atividade na formação dos integrantes do grupo PET e também a percepção dos participantes do minicurso.

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Biografia do Autor

Caio Eduardo Barcelos de Souza Lima, Universidade Federal Fluminense

Graduando em Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

Ana Carolina Vilanova Bezerra, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

Brunno Correa Bastos, Universidade Federal Fluminense

Graduando em Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

Flávio Vinicius Silva Ferreira de Souza, Universidade Federal Fluminense

Graduando em Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

Gabrielle Coutinho e Silva Teixeira, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

Helena Gouveia da Silva Régis, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

Lais Ribeiro Valadão, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

Letícia Silva Souza, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil

Rafael Voigtel Cesar, Universidade Federal Fluminense

Graduando em Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

Renato de Oliveira Sá Nogueira, Universidade Federal Fluminense

Graduando em Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

Vanuza da Silva Pereira Ney, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

Alan Figueiredo de Aredes, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

Referências

BRAGA, Márcio Bobik; PAULANI, Leda Maria. A Nova Contabilidade Social. 3. edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2007.

GIAMBIAGI, Fabio; VILLELA, André (Editores). Economia Brasileira Contemporânea: (1945-2010). São Paulo: Elsevier, 2010.

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

LIMA, C. E. B. DE S. .; BEZERRA, A. C. V. .; BASTOS, B. C. .; SOUZA, F. V. S. F. DE .; TEIXEIRA, G. C. E S. .; RÉGIS, H. G. DA S. .; VALADÃO, L. R. .; SOUZA, L. S. .; CESAR, R. V. .; NOGUEIRA, R. DE O. S. .; NEY, V. DA S. P. .; AREDES, A. F. DE . Noções básicas de economia ao alcance da sociedade: o minicurso de políticas econômicas. Anais da Semana de Economia (Campos), v. 2, n. 1, p. 12-14, 19 dez. 2022.