Noções básicas de economia ao alcance da sociedade
o minicurso de políticas econômicas
Resumo
Como uma das atividades do Programa de Educação Tutorial (PET) Institucional do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes, o Minicurso de Política Econômica (MPE) tem por objetivo propiciar ao público, ingressantes do curso de Ciências Econômicas e demais interessados da universidade e comunidade em geral, conhecimentos básicos, de grande relevância e curiosidade, sobre cinco grandes áreas econômicas. Os temas tratados são: Nível de atividade, Emprego, Inflação, Política Monetária, Política Fiscal e Setor Externo. A atividade integra, simultaneamente, o ensino, da tutora e dos professores colaboradores em relação aos alunos e dos alunos em relação aos inscritos no minicurso; a pesquisa, devido ao trabalho dos bolsistas na elaboração do material de apresentação e com base em Braga e Paulani (2007) e Giambiagi e Villela (2010); e extensão, dado que o minicurso é apresentado de forma extracurricular aos calouros do curso de Economia e demais interessados da comunidade em geral. O minicurso até 2019 era oferecido na modalidade presencial e, com a pandemia do COVID-19, em 2020 e 2021, a modalidade foi remota, por meio da plataforma do Google Meet. Importante destacar que pela modalidade remota o minicurso alcançou um público de diferentes lugares e também de diferentes graus de escolaridade. Em 2021, o minicurso teve uma edição especial na Agenda Acadêmica, que foi uma parceria com a ONG Viva Lagos. O MPE foi oferecido duas vezes e teve a participação de aproximadamente 100 (cem) pessoas, sendo que a maioria estava cursando o Ensino médio. Como forma de avaliar a importância do minicurso na formação dos petianos e também na compreensão dos participantes foi realizada uma avaliação qualitativa durante as reuniões do PET para identificar a percepção e avaliação dos integrantes do PET (Grupo 1), e foi aplicado um questionário para os participantes do minicurso, entre estudantes ingressantes do curso de Ciências Econômicas e demais participantes (Grupo 2). Resultados (Grupo 1) - No curso de Ciências Econômicas, de modo mais geral e imediato, nos integrantes do grupo que realizaram a atividade em conjunto com a tutora e professores colaboradores, o impacto foi grande e perceptível. A preparação do minicurso exigiu dos alunos aprofundamento em material didático sobre os temas, bem como discussões com os professores e colegas acerca do assunto, uma vez que houve também a preparação de uma apostila, como forma dos participantes terem uma fonte de consulta rápida e objetiva, não se limitando apenas às palestras. Com a avaliação do Grupo 2 os participantes destacaram a importância do minicurso na formação e na ampliação dos conhecimentos sobre a economia. Destacaram também a possibilidade de acompanharem as aulas de Economia (calouros de Economia), mas também poder fazer uma leitura dos jornais com mais compreensão, a partir dos conceitos aprendidos no minicurso (alunos de outros cursos e comunidade em geral). Outra consideração importante, é em relação às modalidades presenciais e remotas. Os participantes da versão remota avaliaram que o fato do minicurso ter sido remoto não trouxe dificuldades quanto ao aprendizado e compreensão do conteúdo apresentado. Nesse sentido, a atividade tem sido considerada de grande relevância na formação dos petianos, tanto no aprimoramento da pesquisa, ensino e extensão, além de ampliar seus conhecimentos, treinar suas habilidades orais, além da aproximação com a docência. Já nos participantes do curso, observamos grande interesse por parte destes no minicurso, ampliando os conhecimentos de Economia. Além disso, observamos que a atividade também fortaleceu as áreas de Macroeconomia e Economia Brasileira e Internacional do curso de graduação e dos integrantes do PET Economia. O trabalho teve êxito ao desenvolver o Minicurso de Política Econômica, elaborado e apresentado pelos integrantes do PET, esclarecendo conceitos básicos de Política Econômica por meio de uma linguagem fácil e acessível a um público não familiarizado com a Ciência Econômica. Além disso, oferecemos aos alunos a capacidade de se posicionar criticamente em relação ao modo como os temas econômicos são normalmente tratados e difundidos pelos meios de comunicação. A atividade foi desenvolvida com base no tripé ensino-pesquisa-extensão, além de ter aprimorado habilidades importantes nos petianos como a escrita e a oralidade. Com base na realização desta atividade, o trabalho buscou analisar a importância da atividade na formação dos integrantes do grupo PET e também a percepção dos participantes do minicurso.
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Referências
BRAGA, Márcio Bobik; PAULANI, Leda Maria. A Nova Contabilidade Social. 3. edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2007.
GIAMBIAGI, Fabio; VILLELA, André (Editores). Economia Brasileira Contemporânea: (1945-2010). São Paulo: Elsevier, 2010.
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