A Importância da Monitoria no Ensino da Economia Política e na Iniciação á Docência
Palavras-chave:
MONITORIA, ECONOMIAPOLÍTICA, UFF, CAMPOSResumo
A matéria obrigatória Economia Política, do 3º Período do curso de Economia da UFF Campos apresentou muitas reprovações nos últimos semestres, apontando que os alunos apresentam dificuldades no entendimento da matéria pela complexidade dos conceitos apresentados. A disciplina tem como a principal referência o livro “O Capital” de Karl Marx, por ele ser um livro muito denso nos conceitos apresentados e pelo grande volume de leitura, isso evidencia um dos principais problemas na educação básica brasileira que é a baixa capacidade de leitura e compreensão do que está sendo lido. Mesmo estudantes universitários do 3º Período que já tiveram a oportunidade de lerem muitos livros durante toda a sua jornada de estudante podem demonstrar dificuldades na leitura dessa obra.
O Capital é um livro que mudou a história da sociedade mundial e que apesar de muito citado é muito pouco compreendido, especialmente no que se refere ao arcabouço metodológico utilizado por Marx (2008), que é o materialismo histórico e dialético. A disciplina de Economia Política ao trabalhar O Capital (Marx, 2008), apresenta uma abordagem e interpretação do funcionamento da sociedade capitalista bastante diferente e até mesmo oposta à visão dos clássicos da Economia.
Eu nunca tinha pensado em ser monitor, mas após ter feito a matéria no segundo semestre de 2022 decidi procurar me aprofundar nela por todo o debate que gira em torno do principal livro da matéria, e, assim decidi ser monitor no ano de 2023 para me aprofundar no entendimento do livro. No entanto, a monitoria se mostrou uma experiência incrível pela sua oportunidade de iniciação à docência, e tive o desafio de ser monitor numa turma com cerca de 80 alunos que demandavam bastante ajuda e auxílio no aprendizado.
Durante o planejamento da disciplina eu e a professora Vanuza decidimos contabilizar até um ponto (1,0) extra na média para os alunos que fizessem as atividades e comparecessem na monitoria como forma de estímulo ao aprendizado deles. Criei um grupo no WhatssApp para facilitar a comunicação com a turma. Pude acompanhar o andamento da disciplina pelo Classroom, e também consegui participar de algumas aulas da disciplina ministradas pela Profa. Vanuza
Entendo que a melhor forma de aprender é ensinando e eu pude aprender muito com os alunos e nas realizações das atividades de ensino. Os encontros das monitorias tiveram uma média de 20 alunos presentes e a turma também fazia estudos dirigidos que foram formulados por mim e revisados pela Profa. Vanuza. Os estudos dirigidos eram feitos com base nos capítulos selecionados com perguntas e questões para discussão, buscando incentivar a leitura dos capítulos e ajudar a turma no entendimento da matéria.
Considerando que um dos objetivos da monitoria é a iniciação à docência, e, que, o Edital de Monitoria (UFF, 2022) estabelece que o monitor precisa dar uma aula por semestre supervisionada pela professora da disciplina, eu escolhi dar a aula sobre o capítulo 23 de O Capital, “Reprodução ampliada”, por se tratar de um capítulo que introduz uma ampla visão sobre o processo de acumulação capitalista segundo o autor. Acho que consegui suprir as dúvidas dos alunos e dar uma aula bem dinâmica sobre o tema.
No final do semestre a turma teve uma aprovação superior a 55% dos alunos. Considerando que alguns alunos trancaram ou desistiram da matéria durante o período esse é resultado bastante expressivo, se comparado aos aproximadamente 10% de aprovados quando eu fiz a matéria no semestre anterior. Dentre os alunos que participaram da monitoria,
Dessa forma, o objetivo do trabalho é mostrar a importância que o projeto de monitoria tem no âmbito do desenvolvimento acadêmico dos alunos e dos monitores que por meio do projeto desenvolvem novas habilidades e conhecimentos, auxiliando assim na promoção de novos professores universitários que podem iniciar o processo estímulo à docência ainda na graduação, promovendo a formação de novos pesquisadores que realizaram uma mudança estrutural na sociedade. Elaborei um formulário para a avaliação da monitoria que será enviado aos estudantes do último semestre e as respostas serão consideradas no planejamento da monitoria no segundo semestre de 2023.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alison Oliveira de Carvalho, Vanuza Da Silva Pereira Ney
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.