Autogestão, cooperação e políticas públicas: o movimento de economia solidária em Campos dos Goytacazes/RJ

Autores

  • Caio Caio Eduardo Barcelos de Souza Lima UFF
  • Vanuza da Silva Pereira Ney UFF Campos

Resumo

O objetivo da pesquisa é estudar e analisar a economia solidária em Campos dos Goytacazes como potencialidade na geração de trabalho e renda, entendendo a mesma como uma estratégia de desenvolvimento do município. Dessa forma, o contato com os materiais e pessoas ligadas à Economia Solidária local, gerou um progresso no conhecimento das principais teorias. Na primeira etapa do projeto foi feito um levantamento bibliográfico do movimento de economia solidária. Na pesquisa bibliográfica, buscou-se a compreensão de conceitos e temas relacionados ao assunto. consequentemente, a utilização desses textos buscando a obtenção de conhecimento das pesquisas realizadas neste campo. Sendo assim, observou-se que para a consolidação de uma economia alternativa, como a economia solidária, é extremamente relevante o papel das políticas públicas adotadas, ou seja, na busca e no fortalecimento do desenvolvimento local, seja por incentivos ou por meio de ações de políticas públicas a fim de diminuir a desigualdade e a pobreza. Na segunda etapa, a pesquisa de campo identificou os atores e as instituições que formam o movimento local, como os trabalhadores e os empreendimentos solidários, o Fórum de Economia Solidária de Campos, a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares – ITEP/UENF, a Lei 8.717 e também a Diretoria de Economia Solidária de Campos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Caio Eduardo Barcelos de Souza Lima, UFF

Graduando em Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

Vanuza da Silva Pereira Ney, UFF Campos

Professora Adjunta, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

Referências

FRANÇA FILHO, Genauto Carvalho de. Terceiro setor, economia social, economia solidária e economia popular: traçando fronteiras conceituais. Bahia análise & dados, Salvador, v. 12, n. 1, p. 9-19, junho 2002. Disponível em: https://www.sei.ba.gov.br/images/publicacoes/download/aed/economia_solidaria.pdf. Acesso em: 4 nov. 2022.

Lei nº 8.717, de 2016. Lei da Economia Solidária e Cidadã. Campos dos Goytacazes, RJ, 10 ago. 2016.

RIBEIRO, Katarina da Silva . O Movimento de Economia Solidária em Campos dos Goytacazes (RJ): uma análise do papel do Fórum de Economia Solidária na Política Pública Local. Dissertação (Pós Graduação) – Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas públicas, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes. 2019. 109 f.

SINGER, Paul. Introdução à economia solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2013.

Downloads

Publicado

2024-03-03

Como Citar

LIMA, C. C. E. B. DE S.; DA SILVA PEREIRA NEY, V. Autogestão, cooperação e políticas públicas: o movimento de economia solidária em Campos dos Goytacazes/RJ . Anais da Semana de Economia (Campos), v. 3, n. 1, p. 14-16, 3 mar. 2024.