A Contribuição da monitoria de econometria I para a formação no curso de Ciências Econômicas
Palavras-chave:
monitoria, econometriaResumo
A monitoria de Econometria I, aprovada no Edital de 2024 (UFF, 2024) é um instrumento de ensino relevante para a formação acadêmica dos discentes do 4º período do curso de Ciências Econômicas. A Econometria pode ser entendida como uma ciência em que as ferramentas da teoria econômica, da matemática e da inferência estatística são aplicadas à análise dos fenômenos econômicos (Gujarati, 2011). Ela se diferencia da estatística matemática, porque destaca problemas inerentes à coleta e à análise de dados econômicos não-experimentais, ou seja, dados observacionais, de modo que o pesquisador se torna um coletor passivo de dados e não tem o controle de ambientes de laboratório comuns às ciências naturais (Wooldridge, 2010). Além disso, a natureza dessa disciplina contempla cálculos complexos e interpretação dos respectivas resultados, os quais frequentemente despertam dúvidas e interesses dos estudantes, que podem ser explorados de forma individualizada nessa modalidade de ensino. Como objetivo do presente trabalho, serão apresentadas as atividades desenvolvidas durante a monitoria no primeiro semestre de 2024. A partir de uma reunião entre o monitor Henrique Fraga e a professora orientadora Simone Mérida, elaborou-se um planejamento de interação das aulas com a monitoria, de forma a obter maior adesão e aproveitamento dos alunos. Em seguida o monitor foi adicionado à plataforma Google Classroom e criou-se um grupo no WhatsApp, por meio dos quais os alunos poderiam obter contato mais rápido e prático para a resolução de questões referentes à disciplina. As monitorias foram desenvolvidas de modo presencial e assíncrono, com base na bibliografia básica, de forma a atender às demandas dos estudantes, no esclarecimentode dúvidas e resolução de exercícios. A participação discente era ativa e frequente durante o referido semestre, sobretudo em períodos anteriores aos instrumentos adotados como critérios de avaliação, que envolviam provas e trabalhos. O conteúdo programático da disciplina está dividido em dois módulos. No Módulo I, as monitorias foram dedicadas a estudar e esclarecer dúvidas sobre os primeiros quatro capítulos da bibliografia básica, os quais introduzem conceitos fundamentais de Econometria, com ênfase nos modelos de regressão linear simples, bem como métodos e técnicas adotados para a estimação dos mesmos e interpretação dos resultados obtidos. Em seguida, no Módulo II, explora-se os capítulos 5 a 8, os quais tratam os problemas de inferência, através das técnicas de Estimação Intervalar e Teste de Hipóteses, outras formas fucionais de modelos de regressão, para então, introduzir os modelos de regressão múltipla. Visando complementar o conhecimento adquirido nas aulas teóricas, o cronograma proposto conta com um trabalho de aplicação prática, também desenvolvido em duas etapas, de acordo com os respectivos módulos, através do qual o discente aprende a explorar bases de dados econômicos, baixar variáveis, organizar os dados a depender da sua natureza e utilizar ferramentas digitais como o software Excel, por exemplo. Nesse momento, foi possível perceber que grande parte dos estudantes teve seu primeiro contato com a referida ferramenta, o que incetivou esse monitor a elaborar dois vídeos explicativos com o intuito de esclarecer e sanar dúvidas a respeito do uso desse programa. Ambos os vídeos foram muito bem recebidos pela turma (que contava com 25 inscritos) e assistidos múltiplas vezes pelos alunos. Somados, os vídeos totalizaram aproximadamente 35 minutos de duração e alcançaram 228 visualizações individuais. Desse modo, observa-se que a monitoria foi importante ao promover a facilitação e aprofundamento do aprendizado dos alunos na disciplina de Econometria I.
Downloads
Referências
GUJARATI, D. Econometria Básica. 5ª ed. São Paulo: Editora Campus. 2011. 924 p.
UFF. EDITAL PROGRAD/UFF Nº 4/2024, de 31 de julho de 2024.
WOOLDRIDGE, J. M. Introdução à Econometria: uma abordagem moderna. São Paulo: Thomson Learning. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Henrique Fraga Carvalho, Simone Manhães Arêas Mérida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.