AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E O ENSINO DA GEOGRAFIA: APLICAÇÕES NO 3º E 4º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Jefferson da Silva Santos de Araujo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.47977/2318-2148.2013.v1n2p24

Resumo

Pretende-se, neste artigo, apresentar as possibilidades para o ensino de Geografia a partir da abordagem das unidades de conservação para o 3º e 4º ciclos do ensino fundamental segundo objetivos propostos pelos parâmetros curriculares nacionais (PCNs) tendo como base os temas transversais, em especial o tema meio ambiente. É imprescindível que o professor de Geografia disponha de alternativas e recursos para o ensino da disciplina. Outro ponto a ser observado é a possibilidade de educação interdisciplinar que surge quando o assunto é educação ambiental, havendo condições para uma integração com outros temas transversais, visto a complexa relação entre homem e meio ambiente, que envolve também questões econômicas, culturais, políticas, sociais, enfim, todo um conjunto de relações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson da Silva Santos de Araujo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduando UERJ/FFP/DGEO e bolsista CETREINA-UERJ

Referências

AFONSO, A.E; ARMOND, N.B. Reflexões sobre o ensino de Geografia Física no ensino fundamental e médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 10., 2009, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre : UFRGS, 2009.

ALENTEJANO, P. R. R.; ROCHA-LEÃO, O. M. Trabalho de campo: uma ferramenta essencial para os geógrafos ou um instrumento banalizado? Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 84, Jul. 2006.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 156 p.

GALVÃO, C. F.; AFONSO, A. E. A Geografia e os Ciclos. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Educação, 2009.

MENDONÇA, F. Geografia física: ciência humana? São Paulo: Contexto, 1989. (Coleção repensando a geografia).

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I. ; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

CUNHA, S. B. da; GUERRA, A. J. T. (Org.). A questão ambiental. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

Downloads

Publicado

2013-12-31