DIFERENTES DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A INSERÇÃO SOCIAL DOS PARQUES

Autores

  • Douglas de Souza Pimentel Universidade Federal Fluminense(UFF) Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Teresa Cristina Magro ESALQ/USP

Resumo

A realização de educação ambiental (EA) é legalmente prevista para todas as Unidades de Conservação brasileiras. Assim, o objetivo do presente texto é analisar as suas diferentes dimensões, focando na construção do papel social dos parques. A gestão desses lida com a emergência dos problemas ligados às relações da administração com as pessoas. Nesse sentido, a EA é reduzida à mitigação dos impactos da visitação. Espera-se, mais amplamente, que a EA possa capacitar os membros comunitários a participação mais balizada nos conselhos consultivos. Deve ser pensada, portanto, sob diferentes objetivos como um instrumento importante para viabilizar a inserção social dos parques.

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Biografia do Autor

Douglas de Souza Pimentel, Universidade Federal Fluminense(UFF) Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Docente da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e do Departamen­to de Geografia da UFF

Teresa Cristina Magro, ESALQ/USP

Engenheira Florestal e docente do Departamento de Engenharia Florestal da ESALQ/USP.

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Publicado

2014-12-31