OFICINAS AMBIENTAIS DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE GUAPI-MIRIM E DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DA GUANABARA (RJ): ATRAINDO A COMUNIDADE ÀS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ATRAVÉS DE CAPACITAÇÕES

Autores

  • Andressa Pieroni Santana Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
  • Juliana Cristina Fukuda Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

Resumo

Com três edições anuais desde 2011, a Semana de Oficinas Ambientais da APA de Guapi-Mirim e da ESEC da Guanabara já trouxe à sede dessas unidades de conservação cerca de 420 pessoas. Parte desse público nunca havia estado ali nem sabia da existência dessas áreas protegidas. Ao todo ano foram ministradas vinte e sete oficinas, sobre diversos temas. Os profissionais que conduzem as oficinas atuam geralmente em entidades parceiras e aceitam o convite para realizar as oficinas gratuitamente. Na terceira edição do evento foi realizada paralelamente às oficinas a Mostra de Vídeos do Circuito Tela Verde. A divulgação sobre o evento é feita através de lista de endereços eletrônicos, mídias sociais e cartazes nas comunidades da região. Nas duas últimas edições foram colocados à disposição transporte a partir de alguns pontos da APA de Guapi-Mirim.  O custo médio de cada semana de evento foi de R$ 336,00.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Pieroni Santana, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

Bióloga – Núcleo de Gestão Integrada da APA de Guapi-Mirim e da Estação Ecológica da Guanabara - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Juliana Cristina Fukuda, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

Bióloga, analista ambiental - Núcleo de Gestão Integrada da APA de Guapi-Mirim e da Estação Ecológica da Guanabara - ICMBio

Referências

BRASIL. Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000. Regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências.

FUKUDA, J.C., FARIA, C.S., COELHO, B.H. da S., MELLO, T.F. de, MUNIZ, M.B., SANTANA, A.P., PAIVA, L.G. e SILVA, M.L. da. Diagnóstico sobre os Professores nas Escolas da Região da Área de Proteção Ambiental de Guapimirim (RJ) em relação à Educação Ambiental. Anais eletrônico do Seminário Brasileiro Sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social. Manaus, 2011.

IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental de Guapimirim. Brasília, 2004.

ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Plano de Manejo da Estação Ecológica da Guanabara. Brasília, 2012.

PÁDUA, S.M. e TABANEZ, M.F. Participação Comunitária: Elemento Chave na Proteção de Unidades de Conservação. In: Cascino, F.; Oliveira, J.F. de e Jacobi, P. (orgs.). Educação, Meio Ambiente e Cidadania: reflexões e experiências. Secretaria de Estado do Meio Ambiente de SP/ Coordenadoria de Educação Ambiental, 1999, p.27 a 29.

SORRENTINO, M. De Tbilisi a Tessaloniki, A Educação Ambiental no Brasil. In: Cascino, F.; Oliveira, J.F. de e Jacobi, P. (orgs.). Educação, Meio Ambiente e Cidadania: reflexões e experiências. Secretaria de Estado do Meio Ambiente de SP/ Coordenadoria de Educação Ambiental, 1999, p.20 a 24.

Downloads

Publicado

2015-12-31