LAZER E USO PÚBLICO NO ENTORNO E NA RESERVA BIOLÓGICA DO TINGUÁ/RJ

Autores

  • Marcia Conceição Ferreira
  • Eduardo Ferreira
  • Emanuel Braga
  • Monika Richter
  • Silvia Souza

Resumo

A escassez de opções de lazer na Baixada Fluminense, localizada aproximadamente a 40 km das praias das Zonas Sul e Oeste do Rio de Janeiro, além de ser uma viagem onerosa e longa, leva a uma crescente procura por opções de lazer mais próximos da região. No período de férias escolares, a cada verão e, especialmente nos dias ensolarados e quentes como os registrados nos últimos anos, os balneários encontrados no entorno contíguo à  Reserva Biológica do Tinguá - REBIO Tinguá -  tem atraído um número cada vez maior de visitantes. Consequentemente, tem se observado maiores impactos ambientais provenientes deste uso público nas áreas próximas e até mesmo no interior da REBIO, embora seja categoria de Unidade de Conservação (UC) que não permite uso voltado para fins recreacionais. Dentre os impactos, destacam-se o aumento significativo de resíduos sólidos, oriundos do consumo de alimentos e bebidas, geralmente encontrados às margens dos rios, pichações em rochas, resquícios de lixo queimado e condições impróprias de balneabilidade em alguns locais em decorrência do excesso de pessoas. Dentro deste contexto, objetivou-se avaliar o perfil deste uso público, as motivações e características da visitação e a percepção ambiental dos frequentadores em relação à REBIO. Os resultados apontam que mais de 90% são provenientes da própria Baixada, tem como motivação as atividades de lazer relacionadas principalmente a banhos nas cachoeiras, tem consciência da problemática do lixo, embora sejam os responsáveis por este impacto e não vêem as comunidades de Jaceruba, Rio D'Ouro e outras áreas no interior da REBIO, como Tinguá e Xerém em Duque de Caxias, como localidades que integram a mesma Reserva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Conceição Ferreira

Graduanda de Turismo,  Bacharelado UFRRJ/IM e Pesquisadora de Iniciação Cientifica pelo CNPQ

Eduardo Ferreira

Graduando de Turismo, Bacharelado UFRRJ/IM e Pesquisador de Iniciação Cientifica pelo CNPQ

Emanuel Braga

Graduando de Turismo, Bacharelado UFRRJ/IM

Monika Richter

Prof. Dra. De Geografia do Departamento de Educação e Sociedade UFRRJ/IM

Silvia Souza

Mestranda em Geografia pela UERJ

Referências

ARRUDA, R. “Populações tradicionais” e a proteção dos recursos naturais em unidades de conservação. Ambiente e Sociedade – Ano II. n. 5, 2º semestre, 1999.

BRITO, D. M. C. Conflitos em unidades de conservação. Revista de Humanidades do Curso de Ciências Sociais UNIFAP. n,1, Dez 2008. Disponível em: <http://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/10/n1Daguinete.pdf> Acesso em 20/02/15

FREIRE, E. S.; LEMOS, L. O. Uso público no parque nacional do Itatiaia. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS, Agosto, 2014. Anais ... Vitória/ES: Associação dos geógrafos brasileiros.

GOMES, C. L. Verbete Lazer – Concepções. In: GOMES, CHRISTIANNE L. (Org.). Dicionário Crítico do Lazer. Belo Horizonte: Autêntica. Editora, 2004. p. 119-126.

GOMES, C. M. e DANTAS, S. Lazer. v. 1, Rio de Janeiro: Fundação. CECIERJ, Cons. Cederj, 2012.

LEUZINGER, M. D. Uso Público em Unidades de Conservação. In: Congresso de Direito Ambiental da PUC-RIO, Rio de Janeiro, 1. 19 p. 2010

LOUREIRO, C. F. B. e CUNHA, C. C. Educação ambiental e gestão participativa de unidades de conservação: Elementos para se pensar a sustentabilidade democrática. Ambiente e Sociedade. Campinas, v. XI, n. 2, p. 237 – 253, jul./dez. 2008.

MACEDO, A. P. e OLIVEIRA, M. A. S. A. O conceito de lazer. Turismo e Sociedade, v. 2, mód. 2, 3 e 4, cap.12, p. Rio de Janeiro: Fund. CECIERJ, Cons. Cederj, 2010/1

MARTINS, A.L. Lazer e Áreas Protegidas: conflitos na busca de "emoções agradáveis" . Ambiente e Sociedade. Campinas, v. XIV, n. 2 p. 51 -67 , jul.-dez. 2011

MEDEIROS, M. Turismo, unidade de conservação e conflito em Ilha Grande (Angra dos Reis, RJ): o caso da comunidade da Vila do Aventureiro. Caderno Virtual de Turismo. v. 10, n.3, 2010. Disponível em: < http://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/index.php?journal=caderno&page=article&op=view&path%5B%5D=445&path%5B%5D=255> Acesso: 05/03/15.

PLANALTO. Presidência da República Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm> Acesso em: 10/04/15.

PONTES, J. A. L e MELLO, F. A. P. Uso público em unidades de conservação de proteção integral: considerações sobre impactos na biodiversidade. Anais ... Uso Público em Unidades de Conservação, n. 1, v. 1, 2013. Niterói – RJ.

PUKE, N. e MARCELLINO, NELSON. CARVALHO. Contribuições de alguns autores de três das principais escolas antropológicas para o estudo do lazer: Evolucionista, Culturalista e Funcionalista. Licere. Belo Horizonte, v. 15, n.3, set, 2012.

SOUZA, P. C. e MARTOS, H. L. Estudo do uso público e análise ambiental das trilhas em uma unidade de conservação de uso sustentável: Floresta nacional de Ipanema, Iperó – SP. Viçosa – MG, v.32, n.1, p. 91-100, 2008.

TUAN, YU-FU. Espaço e Lugar – A Perspectiva da Experiência – Tradução Lívia de Oliveira, Prof. Adjunta do Depto. de Geografia – UNESP – Rio Claro, SP. 1983, 250p.

VIVACQUA, M. e VIEIRA, P. F. Conflitos socioambientais em unidades de conservação. Política e Sociedade. n. 7, p. 139 -162, out. 2005.

Downloads

Publicado

2015-12-31