OS USOS DO TERRITÓRIO E A GESTÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS: O CASO DA APA CARAÍVA TRANCOSO (PORTO SEGURO, BA)

Autores

  • Raíssa Tamassia Côrtes Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE)
  • Fernando Souza Damasco Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE)

Resumo

Frente a acordos internacionais de comprometimento com a conservação da biodiversidade, o governo brasileiro institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), pela Lei Federal nº 9.985/2000, como uma de suas principais estratégias de ordenamento territorial com vistas a conservação de áreas naturais remanescentes. Apesar desta política trazer instrumentos que procuram prever a participação da comunidade no processo de gestão dessas áreas protegidas, sua ineficiência nesse processo indica que outras análises, que considerem o território efetivamente usado pelas comunidades dentro dessas unidades de conservação (UC), podem trazer subsídios para a compreensão do território e para a implementação desses instrumentos. Sendo assim, o presente trabalho apresenta uma metodologia de mapeamento dos usos do território dentro de uma UC de uso sustentável, a Área de Proteção Ambiental Caraíva Trancoso (Porto Seguro, BA). A proposta considera a caracterização da estrutura territorial da UC, a identificação e classificação dos agentes territoriais, para, por fim, espacializar os usos do território. Para além da distribuição geográfica dos tipos de uso e cobertura, o estudo dos usos do território nos permitiram entender como os diferentes sujeitos sociais usam o seu território: como se relacionam com ele e entre si, e de que forma isso reflete no ambiente em que vivem. Essa perspectiva analítica mostrou-se instrumento potencial para a gestão de áreas protegidas que seja verdadeiramente comprometida com os usos tradicionais e com os pressupostos de consulta e participação das comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raíssa Tamassia Côrtes, Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE)

Engenheira florestal, mestre em práticas em desenvolvimento sustentável pela UFRRJ, especialista em análise ambiental e gestão do território pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE), atualmente especialista em recursos hídricos da AGEVAP.

Fernando Souza Damasco, Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE)

Geógrafo, mestre em geografia pela UFF, docente do curso de especialização em análise ambiental e gestão do território da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE).

Referências

BRASIL (2000). Lei nº 9.985 de 18 de julho de 2000. Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC. Brasília.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE – MMA (2000). A Convenção sobre Diversidade Biológica – CDB. Série Biodiversidade nº 2, Brasília: MMA.

CARVALHO, C. R. (2008) Uma Abordagem Geográfica do Turismo em Porto Seguro. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia Física) – Universidade de São Paulo, São Paulo.

COELHO, M. C. N.; CUNHA, L. H.; MONTEIRO, M. de A. (2009) Unidades de Conservação: populações, recursos e territórios. Abordagens da geografia e da ecologia política. In: GUERRA, A. J. T.; COELHO, M. C. N. (org.) Unidades de Conservação: abordagens e características geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censos Demográficos, 1970, 1980, 1991, 2000, 2010. Tabela 202 - População residente, por sexo e situação do domicílio. Tabela 1383 – Taxa de alfabetização das pessoas de 10 anos ou mais de idade por sexo. Disponível em: < https://sidra.ibge.gov.br/tabela/202#resultado>. Acesso em: 24 ago. 2019.

INSTITUTO DE MEIO AMBIENTE – IMA. (2008) Silvicultura de eucalipto no sul e extremo sul da Bahia: Situação atual e perspectivas ambientais. Salvador: SEMA. Disponível em: <http://www.funpaj.org.br/wpcontent/uploads/2016/02/DE_Diagnostico_Silvicultura_Eucalipto_2008.pdf >. Acesso em: 03 nov. 2018.

SANTOS, M. (1998) O retorno do território. In: SANTOS, M.; SOUZA, M. A. A. de; SILVEIRA, M. L. (org.) Território: globalização e fragmentação. São Paulo: Editora Hucitec/ANPUR, p. 15-20.

SOUZA, M. A. A. de. (1998) Geografia de desigualdade: globalização e fragmentação. In: SANTOS, M.; SOUZA, M. A. A. de; SILVEIRA, M. L. (org.) Território: globalização e fragmentação. São Paulo: Editora Hucitec/ANPUR, p. 21-28.

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. (2006) O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 9ª ed. Rio de Janeiro: Record, p. 21.

Downloads

Publicado

2021-03-11