DINÂMICA DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS

Parque Nacional da Serra do Cipó - MG

Autores

  • Izabel Beatriz Moura UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Palavras-chave:

conflitos territoriais, Unidades de Conservação, Comunidades tradicionais;

Resumo

O modelo de criação de áreas naturais protegidas está relacionado ao mito da natureza intocada, impostas a restrições de acesso e uso dos bens naturais que, ao longo do tempo, assumiu proporções significativas, estabelecendo concepções diversas de homem e de natureza, e a relação entre ambos. Neste artigo são apresentadas reflexões direcionadas à criação das unidades de conservação (UC), com olhar direcionado ao Parque Nacional da Serra do Cipó, tecendo um diálogo em relação à criação dessa área e, assim, intercalar com a dinâmica de uso e apropriação territorial, com intuito de compreender as diferentes visões acerca das comunidades tradicionais residentes, consideradas, muitas vezes, responsáveis pela manutenção da biodiversidade. Dessa forma, a compreensão das estratégias e os instrumentos acionados pelos sujeitos sociais na materialização dessas áreas de proteção e os conflitos socioambientais decorrentes, são imprescindíveis. A compreensão dessa dicotomia - homem/natureza - se faz presente nesta pesquisa, porque o objetivo central deste trabalho é estudar a dinâmica territorial no processo de implantação do Parque Nacional da Serra do Cipó e o conflito socioambiental instaurado em meio a diferentes interesses, disputas e percepções acerca da UC. Para alcançar tal objetivo, realizou-se, além do aporte teórico, a investigação de dados socioeconômicos, trabalho de campo e entrevistas semi-estruturadas. Pode-se afirmar que há um conjunto de elementos que cooperam para que haja dominação dos territórios e os relatos dos sujeitos entrevistados nos levam, além disso, à compreensão de que a violência simbólica sofrida por estes, encontra-se imbricada ao processo de criação do Parque Nacional, caracterizada pelo processo de expropriação das famílias que residiam na área hoje delimitada como parque. As narrativas revelam, também, o quão grave foi o processo de expropriação na região no período de implantação do PARNA Serra do Cipó e que a realidade vivenciada por esses sujeitos sociais está muito afastada das promessas realizadas pelos órgãos ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRUDA, R. Populações tradicionais e a proteção dos recursos naturais em Unidades de Conservação. Ambiente & Sociedade. Ano 2, n. 5, 1999, p. 79-82

BENSUSAN, N. Conservação da biodiversidade em áreas protegidas. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. 176 p.

BRASIL. Lei nº 9985, de 18 de julho de 2000. Dispões sobre a instituição do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil]. Brasília/DF, 2000.

BRITO, M. C. Unidades de Conservação: intenções e resultados. São Paulo: Annablume, 2000.

CARDOSO, C. V. As interfaces Socioambientais de um lugar em reconstrução: distrito Serra do Cipó/Minas Gerais. 2008. 146f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2008.

COSTA, E. et al. População, Turismo e Urbanização: conflitos de uso e gestão ambiental. Anais... XIII Encontro da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, realizado em Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil de 4 a 8 de novembro de 2002.

DIEGUES, A. C. Biodiversidade e Comunidades tradicionais no Brasil. São Paulo: NUPAUB-USP; 2000 a.

DIEGUES, A. C. Etnoconservação da Natureza: enfoques alternativos. In: DIEGUES, A. C. (Org.). Etnoconservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. São Paulo: Hucitec - Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre populações humanas e áreas úmidas brasileiras /USP, 2000b.

_______________ O mito moderno da natureza intocada. Núcleo de Apoio à Pesquisa Sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras/USP. Editora Hucitec. São Paulo, 2001. 3.a edição.

_______________ O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Editora Hucitec, 1993.

_______________ O papel das grandes ONG´s transnacionais e da ciência na conservação da natureza, 2008.

DIEGUES, A. C.; NOGARA, P. J. O nosso lugar virou parque. São Paulo: NUPAUB, 1994.

ICMBio. Portaria n.55: Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Cipó e Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira – Encarte 3. Diário Oficial da União, n.127. Brasília, 6 jun. 2009c.

LITTLE, P. E. Territórios sociais e povos tradicionais no Brasil: por uma antropologia da territorialidade. Série Antropologia n° 322. Brasília: UNB, 2002. 32p.

MILANO, M. S. Unidades de conservação: atualidades e tendências. Curitiba: FBPN, 2002.

MORSELLO, C. Áreas protegidas públicas e privadas: seleção e manejo. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2008. 344 p.

VIANNA, L. P. De invisíveis a protagonistas: populações tradicionais e unidades de conservação. São Paulo: 2008.

Downloads

Publicado

2020-12-31