A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROGRAMA DE USO PÚBLICO DO PARQUE ESTADUAL DO JARAGUÁ, SP

Autores

  • Maíra Arantes Leite Wick UNESP - Campus Rio Claro/SP
  • Luciano Fernandes Silva UNESP – Campus de Rio Claro/SP

Resumo

Diante do fato de que algumas pesquisas indicam baixa problematização teórico-prática nas propostas de educação ambiental implementadas em parques, este artigo apresenta como principal objetivo investigar os pressupostos teórico-metodológicos que norteiam a implementação do programa de educação ambiental do Parque Estadual do Jaraguá, localizado no município de São Paulo, os desafios e as contribuições ao se propor um programa educativo para uma área protegida. Acredita-se que a abordagem qualitativa é a melhor opção para esse tipo de investigação, optando-se pela coleta de dados do documento oficial (plano de manejo) do parque selecionado. Depois de concluída essa fase, foram sistematizados e analisados os dados com base no método análise de conteúdo. A partir da análise do documento, ficou evidenciado um baixo aprofundamento teórico e metodológico, em função, principalmente, da forma sucinta pela qual apresenta os objetivos e atividades propostas para esse programa.

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Biografia do Autor

Maíra Arantes Leite Wick, UNESP - Campus Rio Claro/SP

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP – Campus de Rio Claro, linha de pesquisa em “Educação Ambiental”.

Luciano Fernandes Silva, UNESP – Campus de Rio Claro/SP

Docente da UNIFEI; Participa como docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da

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Publicado

2013-12-31