SAÍDAS DE CAMPO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

PESQUISA SOBRE UMA APRENDIZAGEM INTEGRADA SOBRE TEMAS DO MEIO AMBIENTE

Autores

Palavras-chave:

Aulas de campo, Ensino de ciências, Meio Ambiente, Espaços não formais de ensino, Unidades de Conservação

Resumo

Este trabalho investiga as contribuições da realização de saídas de campo para o ensino de ciências, a partir da realização de uma aula numa escola pública da rede municipal de São Gonçalo (RJ) e posteriormente de uma saída de campo no Parque Estadual da Serra da Tiririca (RJ). A coleta de dados aconteceu por meio da confecção de desenhos que representaram ameaças ao meio ambiente abordadas em sala de aula e após a saída de campo. Como resultado, o estudo obteve 24 desenhos, nos quais foi constatado que, após a realização da saída de campo, os estudantes enxergaram de forma integrada e contextualizada as ameaças que podem ocasionar perda de biodiversidade, e uma maior ocorrência de posicionamentos críticos em relação aos casos de injustiça e de crimes ambientais. Os alunos também expressaram admiração e respeito pela biodiversidade e pelo movimento social de criação da unidade de conservação. Concluiu-se que o uso de saídas de campo é benéfico para: a integração e contextualização de conteúdo, sobretudo aqueles que estão ligados à degradação ambiental; potencializar a promoção de uma alfabetização científica; e contribuir para a promoção da conscientização quanto às injustiças ambientais.

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Biografia do Autor

Letícia da Silva Mello

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi monitora da disciplina Laboratório de ensino III que aborda os temas ecologia e biodiversidade entre os anos 2017 e 2018 e monitora voluntária da disciplina Zoologia V que trabalha com os grupos de vertebrados amniotas em 2019. Foi estagiária do projeto Registro de Guias didáticos produzidos por alunos e professores da FFP nos anos 2018 e 2019 e atuou como estagiária do projeto Ciclo de Conferências Conversas com a Ciência em 2020.

Regina Rodrigues Lisbôa Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor efetivo - nível adjunto - da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência em Educação na área de Formação de Professores, e em Pesquisa na área de Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental na escola, formação de professores em educação ambiental, formação de professores de ciências e biologia e ensino de ciências e biologia.

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Publicado

2020-12-31