A ACP e a tomada de decisão em investimentos

Autores

  • Tatiana Renaux Tomaselli Traders em Ação

Palavras-chave:

Abordagem centrada na pessoa. Tomada de decisão. Psicologia econômica. Psicologia do investidor.

Resumo

Decisões de investimentos em renda variável são tomadas pelos investidores todos os dias com base nas suas expectativas futuras, e estas decisões formam os preços no mercado acionário. Pesquisas realizadas pelas finanças comportamentais vêm estudando os aspectos cognitivos da tomada de decisão e mostrado que nem sempre o comportamento individual ocorre como propõe a teoria econômica. Este artigo pretende inovar ao apresentar uma forma de compreensão dos aspectos emocionais da decisão humana através da abordagem centrada na pessoa. Este enfoque mostra como as decisões são tomadas de modos diferentes de acordo com o sentido que cada investidor atribui à realidade. O sentido varia de acordo com a percepção de cada um sobre sua experiência. Investidores com maior maturação psicológica conseguem tomar decisões mais assertivas e flexíveis, modificando-as com mais rapidez quando novos dados da realidade forem surgindo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Renaux Tomaselli, Traders em Ação

 Tatiana Renaux Tomaselli – Bacharel em Administração (Furb) Psicóloga (Unisul) Especialista em Psicossomática (IBEHE) Especialista em Psicologia Clínica (Instituto Delphos) 

Downloads

Publicado

2011-01-03

Como Citar

TOMASELLI, T. R. A ACP e a tomada de decisão em investimentos. Fractal: Revista de Psicologia, v. 22, n. 3, p. 525-542, 3 jan. 2011.

Edição

Seção

Artigos