Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Ao menos um(a) dos(as) autores(as) do trabalho deve possuir título de doutor(a).  
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

     

  • Segue carta atestando a aprovação pelo comitê de ética da instituição, nos termos da Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016, do Conselho Nacional de Saúde, caso o texto se refira a pesquisa com seres humanos. Ou informar que a pesquisa não demanda tal exigência.

     

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).

     

  • As URLs para as referências foram informadas quando necessário.

     

  • O texto está em espaço entrelinhas de 1,5; tamanho A4 (210mm x 297mm); corpo 12; fonte times new roman; com todas as folhas numeradas. As figuras e tabelas estão inseridas no texto, e não no final do documento, como anexos.

     

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

     

  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo, caso submetido para Avaliação Cega por Pares.

     

  • O Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta deve ser preenchido e submetido como documento suplementar.
  • Os autores estão cientes de que, em decorrência do grande volume de artigos submetidos, a publicação de artigos nacionais nesse periódico pode ultrapassar o prazo desejado.
     
  • O autor está ciente que o não preenchimento dessas condições acarreta a possibilidade de reprovação da submissão em qualquer momento do processo avaliativo.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

Forma e preparação de manuscritos

Convidamos todos a conferir a seção Sobre a revista e ler as políticas das seções disponíveis, bem como as Diretrizes para autores. É necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão.

Os trabalhos serão apreciados pela Comissão Editorial que decidirá sobre sua aceitação e, se necessário, sugerir ao autor modificações de estrutura e conteúdo.

O editor reserva-se o direito de efetuar alterações ou cortes nos trabalhos recebidos para adequá-los às normas da revista, respeitando os conteúdos e o estilo do autor. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos.

No caso de texto que trate de pesquisa envolvendo seres humanos, será exigido, nos termos da Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016, do Conselho Nacional de Saúde, documento comprobatório da aprovação por parte de Comissão ou Comitê de Ética da instituição na qual foi realizada a pesquisa.

No final do artigo devem constar informações sobre as contribuições específicas de cada autor.

Exemplos:

(1)   Todos os autores colaboraram ao longo do processo, desde a elaboração até a revisão final do manuscrito. Os autores aprovaram o manuscrito final para publicação.

(2)   AUTOR-1 foi responsável pela concepção, desenho, análise e interpretação dos dados. AUTOR-2 participou da concepção, desenho, revisão e aprovação da versão final do artigo.

(3)   AUTOR-1 foi responsável pela concepção e desenho do estudo, revisão e aprovação da versão final do manuscrito. AUTOR-2 participou da coleta, da análise e da interpretação dos dados do estudo, juntamente com AUTOR-1 que foi responsável pela elaboração do texto da versão final do manuscrito

Ao submeter o artigo os autores deverão preencher, assinar, escanear e enviar como documento suplementar o termo de conflito de interesse (Passo 4 da submissão do artigo). Se isso não for realizado, o artigo não será avaliado.

Modelo:

 

DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E CONFLITO DE INTERESSES

Os autores abaixo declaram que participaram da concepção, análise de resultados e contribuíram efetivamente para a realização do artigo: --------inserir título do artigo----------. Tornam pública a responsabilidade pelo seu conteúdo e afirmam que não foram omitidas quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação deste artigo. Atestam que não têm qualquer conflito de interesse com o tema abordado no artigo nem com os produtos/itens citados. Declaram que o artigo citado acima é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, não foi enviado a outro periódico científico e não o será, enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Fractal: Revista de Psicologia.

Lista de autores (nomes completos)

CPF

data

Assinatura

1.

 

 

 

2.

 

 

 

3.

 

 

 

4.

 

 

 

5.

 

 

 

A Fractal adota, com algumas modificações, as normas de publicação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A omissão de informação no detalhamento que se segue indica que prevalece a orientação da ABNT. Os arquivos para submissão deverão estar em formato doc, rtf ou odt e devem conter entre 15 e 25  páginas, no caso de artigos, relatos de pesquisa e relatos de experiência profissional; 6 a dez  páginas, no caso de resenhas, e o máximo de 10 páginas, no caso de depoimentos/entrevistas. Nestes limites estão incluídos a folha de rosto, o resumo e as referências. Os textos ou artigos originais deverão ser compostos com espaço entrelinhas de 1,5, tamanho A4 (210mm x 297mm), digitados em Word for Windows, corpo 12, fonte Times New Roman e com todas as folhas numeradas, sem qualquer tipo de formatação, a não ser:

  • margens de 3cm;
  • uso de aspas duplas para indicar destaque;
  • uso de itálico para termos estrangeiros e títulos de livro e periódicos.

A apresentação dos trabalhos deve obedecer à seguinte ordem:

  • título no idioma do artigo, não devendo exceder a 10 palavras;
  • título em inglês;
  • título em espanhol;
  • indicar fonte de financiamento ou reconhecimento a apoio técnico recebido no desenvolvimento do trabalho;
  • todos os autores do artigo deverão estar cadastrados no ORCID (Open Researcher and Contributor ID), o qual é um identificador digital persistente para o autor. ORCID está para o autor assim como o DOI está para um documento digital. ORCID é um código alfanumérico de 16 caracteres, lançado em outubro/2012. Tem a finalidade de diferenciar um autor de qualquer outro, ainda que tenha homônimo ou que tenha publicado, sido citado e/ou indexado de formas variadas. Identifica um único autor, fazendo conexão automática com toda sua produção científica, onde quer que tenha sido publicada. O cadastro para obtenção do ORCID é gratuito e poderá ser feito individualmente ou pela instituição. O cadastro deverá ser feito no link: http://orcid.org/

Obs.: os dados do autor (nome, afiliação institucional, endereço, e-mail, nº do ORCID) não devem constar no artigo. Estes serão inseridos no Passo 3 da submissão online.

Visando aumentar o interesse dos leitores pelo trabalho, além do documento de submissão, os autores podem enviar Documentos Suplementares (ex.: conjuntos de dados, instrumentos de pesquisas, entre outros - ver Passo 4 da submissão online).

  • Resumo: os artigos devem vir acompanhados de resumo na língua principal do texto com seus correspondentes em inglês (abstract) e em espanhol (resumen). Cada resumo deve ter entre 150 e 200 palavras em espaço simples para os trabalhos nas categorias Relatos de Pesquisa, Relatos de Experiência Profissional e Ensaios Teóricos. Os resumos de Relatos de Pesquisa devem incluir: descrição do problema investigado, definição e caracterização da amostra, método utilizado para a coleta de dados, resultados, conclusões e suas aplicações. Os resumos de Relatos de Experiência Profissional e Ensaios Teóricos devem conter os seguintes tópicos: o tema investigado, objetivo, constructo sob análise ou organizador do estudo, fontes utilizadas e conclusões. Sugerimos que os autores utilizem pelo menos uma frase para cada tópico abordado.
  • Palavras-chave: o(s) autor(es) deve(m) apresentar de três a cinco palavras-chave descritoras do conteúdo do trabalho, na língua do texto, em inglês (keywords) e em espanhol (palabras-clave). As palavras devem ser separadas entre si por ponto e vírgula, finalizadas por ponto.

As ilustrações (quadro, figuras, fotografias, desenhos gráficos, mapas, fluxogramas, organogramas, esquemas, mapas e outros) deverão ter a qualidade necessária para uma boa reprodução gráfica (resolução mínima de 600dpi) e ser inseridas no texto, e não ao final do documento, como anexos. Deverão ser identificadas, na parte superior, com a palavra designativa, isto é, o tipo da ilustração, seguida de sua ordem de ocorrência no texto, em números arábicos (ex: Quadro 1, Quadro 2, Figura 1, Figura 2, etc.). Na parte inferior, é obrigatório identificar a fonte da ilustração (mesmo que ela seja de autoria própria).

As tabelas deverão ser identificadas na parte superior e devem obedecer às Normas de Apresentação Tabular do IBGE (1993).

Exemplo: Tabela 1-

Tabela 2-

As citações serão indicadas no corpo do texto, entre parênteses, de acordo com a NBR 10520:2002.

Exemplos: (SILVA, 2004, p. 96)

(OLIVEIRA, 2003, p. 21-36)

(BRASIL, 2003, p. 26)

(OS EMERGENTES, 2002, p. 4-5)

As citações no texto são transcritas entre aspas duplas, no caso de citação direta ou textual curta, de até 3 linhas, vindo incorporada ao parágrafo. Quando se tratar de citação direta ou textual longa, com mais de 3 linhas, ela é incorporada em parágrafo isolado, com recuo de 4cm da margem esquerda, sem aspas. 

As notas explicativas, restritas ao mínimo indispensável, deverão ser apresentadas no rodapé da página.

As referências deverão ser apresentadas no final do texto, obedecendo à norma NBR 6023:2002.

Exemplo:

  • Livro (1 autor)

CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

(até 3 autores)

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCOSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia. Porto Alegre: Sulina, 2009.

(mais de 3 autores)

GUÉRIN, François et al. Compreender o trabalho para transformá-lo: a prática da Ergonomia. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.

  • Evento no todo

CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 1., 2005, Natal. Anais... João Pessoa: Ed. Universitária/ UFPB, 2005.

  • Trabalho apresentado no evento

SILVA, Maciel Henrique. O trabalho doméstico livre e a lei nos anos finais da escravidão no Brasil. In: ENCONTRO ESCRAVIDÃO E LIBERDADE NO BRASIL MERIDIONAL, 6., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2013. Disponível em: http://labhstc.paginas.ufsc.br/files/2013/04/Maciel-Henrique-Carneiro-da-Silva-texto.pdf. Acesso em: 21 fev. 2014.

  • Dissertação

LEMOS, Flávia Cristina Silveira. Práticas de conselheiros tutelares frente à violência doméstica: proteção e controle. 2003. Dissertação (Mestrado) __ Universidade do Estado de São Paulo, Assis, 2003.

  • Tese

MONTEIRO, Ana Claudia Lima. As tramas da realidade: considerações sobre o corpo em Michel Serres. 2009. 184 f. Tese (Doutorado em Filosofia) __ Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11811. Acesso em: 25 fev. 2013.

Relatório de pesquisa

SOUZA, Luiz Gustavo Silva. Educação em tempos neo-liberais: uma análise micropolítica do ensino médio em Vitória, ES. 2002. Relatório de pesquisa apresentado à Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

  • Parte de livro

FERREIRA, Marcelo Santana. Walter Benjamin e a cidade. In: BAPTISTA, Luis Antonio; FERREIRA, Marcelo Santana (Org.). Por que a cidade? Escritos sobre experiência urbana e subjetividade. Niterói: Eduff, 2012. p. 153-168.

  • Artigo de revista

SCHEINVAR, Estela; MEDEIROS, Rebecca; COUTINHO, Patrick. A lógica pastoral na prática docente. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 28, n. 3, p. 370-378, set./dez. 2016. Disponível em: http://periodicos.uff.br/fractal/article/view/5147. Acesso em: 17 out. 2018.

  • Artigo de revista com DOI

CUNHA, Neide de Brito; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; OLIVEIRA, Katya Luciane de. Evidências de validade por processo de resposta no Cloze. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 30, n. 3, p. 330-337, set./dez. 2018. https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i3/5817

  • Artigo de jornal

FRAGA, Álvaro. Novo medicamento contra a hipertensão. Correio Braziliense, Brasília, 6 jul. 2009. Saúde, p. 17.

  • Documentos jurídicos

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 22 out. 2017.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm. Acesso em: 8 jan. 2018.

  • Documentos eletrônicos

QUEIRÓS, Eça de. A relíquia. São Paulo: USP, 1998. Disponível em: http://www.bibvirt.futuro.uso.br/textos/autores/ecadequiros/reliquia-texto.html. Acesso em: 2 maio 2002.

Todos os endereços “URL” (links para a internet) no texto deverão estar ativos.

As opiniões e os conceitos emitidos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

 

 

Artigos

Estudos teóricos/Revisão da literatura: Análises de constructos e conceitos teóricos que questionem modelos existentes e levantem questões e hipóteses para pesquisas futuras. (Mínimo de 15 e o máximo de 25 páginas, incluindo resumo, abstract, resumen, figuras, tabelas e referências).

Relatos de Pesquisas

Relatos de investigações baseadas em dados empíricos, utilizando metodologia científica. (Mínimo de 15 e o máximo de 25 páginas, incluindo resumo, abstract, resumen, figuras, tabelas e referências).

Resenha

Revisão crítica de livros nacionais (publicados até 2 anos antes da submissão do manuscrito) ou estrangeiros (publicadas até 5 anos antes da submissão do manuscrito), na qual são apresentadas as principais características da obra, usos potenciais e contribuição para os estudos da subjetividade. As resenhas devem apresentar de 6 a 10 páginas e podem ter, no máximo, 2 autores(as). O resumo não é necessário.

Relatos de Experiência Profissional

Estudo de caso contendo análise conceitual e descrição dos procedimentos de intervenção. (Mínimo de 15 e o máximo de 25 páginas,  incluindo resumo, abstract, resumen, figuras, tabelas e referências).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.