The Diversion of Culture, the Politics of Cultural Geography

Autores

  • Neil Smith

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2014.v16i31.a13670

Resumo

Nas décadas de 1980 e 1990, uma nova geografia cultural emergiu, prioritariamente como uma resposta à proeminência que o marxismo e da economia política haviam assumido no campo da Geografia desde a década de 1970, mas também como um reflexo mudanças sociais mais amplas do capitalismo avançado. Ao colocar em questão a prioridade concedida à esfera da produção na análise geográfica, essa nova geografia cultural deslocou sua ênfase de estudo para questões referentes ao consumo, à representação e à identidade. Este artigo possui três objetivos centrais. Em primeiro lugar, procura avaliar o papel político que a “nova geografia cultural” desempenhou na Geografia anglo-americana. Em segundo lugar, pretende sugerir formas por meio das quais, em um contexto geográfico, o conceito de cultura possa ser resgatado de si mesmo. Por fim, o artigo procura repensar as relações entre política cultural e economia política.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-10-01

Como Citar

Smith, N. (2014). The Diversion of Culture, the Politics of Cultural Geography. GEOgraphia, 16(31), 8-23. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2014.v16i31.a13670

Edição

Seção

Artigos