The Diversion of Culture, the Politics of Cultural Geography

Auteurs

  • Neil Smith

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2014.v16i31.a13670

Résumé

Nas décadas de 1980 e 1990, uma nova geografia cultural emergiu, prioritariamente como uma resposta à proeminência que o marxismo e da economia política haviam assumido no campo da Geografia desde a década de 1970, mas também como um reflexo mudanças sociais mais amplas do capitalismo avançado. Ao colocar em questão a prioridade concedida à esfera da produção na análise geográfica, essa nova geografia cultural deslocou sua ênfase de estudo para questões referentes ao consumo, à representação e à identidade. Este artigo possui três objetivos centrais. Em primeiro lugar, procura avaliar o papel político que a “nova geografia cultural” desempenhou na Geografia anglo-americana. Em segundo lugar, pretende sugerir formas por meio das quais, em um contexto geográfico, o conceito de cultura possa ser resgatado de si mesmo. Por fim, o artigo procura repensar as relações entre política cultural e economia política.

 

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2014-10-01

Numéro

Rubrique

Artigos