A Norma-Padrão Europeia e a Mudança Linguística na Escola Moçambicana

Autores

  • Alexandre António Timbane Academia de Ciências Policiais (Moçambique)
  • Rosane de Andrade Berlinck Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i32.33040

Palavras-chave:

norma-padrão, mudança, português moçambicano

Resumo

Em Moçambique, a língua portuguesa é considerada língua oficial, língua segunda, língua nacional e concorre com mais de vinte línguas bantu faladas pela maioria da população. A norma-padrão perde espaço dando lugar ao português moçambicano que tem caraterísticas próprias do contexto sociolinguístico do país. A escola se esforça, mas não consegue ensinar essa norma européia devido ao multilinguismo e o contato do português com as línguas africanas, fato que se reflete nos mídias e na literatura oral e escrita. Esta dificuldade resulta em altos índices de reprovações causados pela dificuldade do uso do padrão-europeu por parte de professores e dos escritores que elaboram os livros escolares. Nesta pesquisa sugere-se a padronização da variante moçambicana, bem como a elaboração de dicionários e de gramáticas que ilustrem a realidade sociolinguística de Moçambique para a melhoria da qualidade de ensino e também para a autoestima dos moçambicanos em geral, eliminado assim o preconceito de que os moçambicanos não sabem falar português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre António Timbane, Academia de Ciências Policiais (Moçambique)

Bacharel e Licenciado em ensino de francês pela Universidade Pedagógica de Maputo (UP), Mestre em Linguística pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), professor Titular na Academia de Ciências Policiais (ACIPOL), onde atua na graduação em Ciências Policiais, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(UNESP) e bolsista do CNPq. Trabalha com questões de variação e mudança linguística com particular atenção às línguas faladas em Moçambique. E-mail: alextimbana@gmail.com.

Rosane de Andrade Berlinck, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Licenciada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e Doutora em Linguística pela Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica). Atualmente exerce o cargo de Professor Assistente-Doutor do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus de Araraquara. Seus interesses de pesquisa se situam nas áreas da Sociolinguística e da Linguística Histórica, focalizando o passado, o presente e o devir da língua portuguesa, particularmente em seus aspectos morfológicos e sintáticos. E-mail: berlinck@fclar.unesp.br.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

Timbane, A. A., & Berlinck, R. de A. (2012). A Norma-Padrão Europeia e a Mudança Linguística na Escola Moçambicana. Gragoatá, 17(32). https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i32.33040

Edição

Seção

Artigos de Linguagem