Opções metodológicas no estudo de fenômenos variáveis relacionados à primeira pessoa do discurso no plural

Autores

  • Cássio Florêncio Rubio UNESP/São José do Rio Preto
  • Sebastião Carlos Leite Gonçalves UNESP/São José do Rio Preto

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i29.33080

Palavras-chave:

concordância verbal, primeira pessoa, nós, a gente.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos metodologia para o tratamento conjunto de três fenômenos variáveis do português brasileiro: (i) codificação de primeira pessoa do discurso no plural pelas formas nós e a gente, (ii) concordância verbal com o pronome nós e (iii) concordância verbal com a forma pronominal a gente. Amparada teoricamente na Sociolinguística laboviana (LABOV, 1966, 1972), a metodologia é aplicada a amostras do português falado no interior paulista (GONÇALVES, 2007). Os resultados apontam que fatores de natureza distinta prevalecem na escolha das formas alternantes de cada fenômeno: na concordância verbal com a gente, prevalecem fatores linguísticos; na concordância verbal com nós, fatores sociais, e no uso de nós/a gente, tanto fatores linguísticos quanto sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássio Florêncio Rubio, UNESP/São José do Rio Preto

Mestre e Doutorando em Linguística (Área de Concentração: Sociolinguística) pela UNESP/S.J.Rio Preto. Tem artigos publicados em vários periódicos de circulação nacional, como Estudos Linguísticos, Revista de Letras e Delta, além de capítulo de livro. É membro do Projeto PHPP/PHPB.

Sebastião Carlos Leite Gonçalves, UNESP/São José do Rio Preto

Mestre e Doutor em Linguística (Área de Concentração: Sociolinguística) pelo IEL/UNICAMP. Bolsista do CNPq, é professor na graduação e pósgraduação da UNESP de São José do Rio Preto, ex-coordenador do Curso de Licenciatura em Letras, ex-chefe do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, ex-presidente do GEL-SP e Coordenador do Projeto ALIP (Amostra Linguística do Interior Paulista), financiado pela FAPESP. Tem artigos publicados em vários periódicos de circulação nacional, como ALFA, Estudos Linguísticos, Sínteses, Scripta, Veredas, Cadernos de Estudos Linguísticos, Delta, Gragoatá.

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

Rubio, C. F., & Gonçalves, S. C. L. (2010). Opções metodológicas no estudo de fenômenos variáveis relacionados à primeira pessoa do discurso no plural. Gragoatá, 15(29). https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i29.33080

Edição

Seção

Artigos de Linguagem