A construção da referência e do sentido: uma atividade sociocognitiva e interativa

Autores

  • Cláudia Roncarati UFF
  • Sílvia Regina Neves da Silva UFF / FIC

Palavras-chave:

processos referenciais, cadeia referencial, uso referencial, uso atributivo

Resumo

Este artigo trata da noção de cadeia referencial na progressão textual e discute a questão dos usos referenciais e atributivos no processo de construção do objeto-de-discurso. A partir do enfoque da teoria da referenciação de base sociocognitiva interativa, demonstramos que o estabelecimento de cadeias referenciais constitui um dos mecanismos mais eficazes de que a língua dispõe para produzir efeitos de sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Roncarati, UFF

Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense, pesquisadora I do CNPq e membro da equipe científica do Projeto Estudos Sobre os Usos da Língua (UFRJ/UFF/UnB). Organizou livros e tem publicado artigos em capítulos de livros e revistas especializadas. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre variação sintática e processamento textual de base sócio-cognitivista, cujos resultados estão divulgados em artigos publicados e outros no prelo. É autora do livro O discurso do câncer (2004).

Sílvia Regina Neves da Silva, UFF / FIC

Mestre em Língua Portuguesa e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense. É professora das Faculdades Integradas Campo Grandenses. Desenvolve pesquisas na área da referenciação e de progressão textual em gêneros textuais da fala e da escrita.

Downloads

Publicado

2006-12-30

Como Citar

Roncarati, C., & Silva, S. R. N. da. (2006). A construção da referência e do sentido: uma atividade sociocognitiva e interativa. Gragoatá, 11(21). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33229

Edição

Seção

Artigos de Linguagem