Hexâmetros romenos de Mihai Eminescu: tradução e comentários do poema ‘Mitologicale’

Autores

  • Beethoven Alvarez Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i49.34131

Palavras-chave:

poesia romena, Mihai Eminescu, hexâmetro datílico, tradução poética, versificação.

Resumo

Neste artigo, apresento uma tradução em hexâmetros datícilos do poema Mitologicale (Mitologicais), de Mihai Eminescu (1850-1889), um dos mais importantes poetas romenos. Esse sui generis poema foi publicado, postumamente, pela primeira vez em 1902, na revista Sămănătorul (O Semeador). Contudo, dois manuscritos datados da época em que Eminescu esteve em Berlim atestam que o poema foi composto quando o poeta tinha então 23 anos, em 1873. Além da tradução, apresento uma análise do poema em que discuto o tom paródico da narrativa mítica e observo a capacidade de Eminescu de fundir o antigo e o novo, o elevado e o popular. Utilizando o hexâmetro datílico de feição clássica, o autor bucovino cria uma narrativa que une todas as dimensões do conto popular romeno com uma prosódia ironicamente arcaizada, evocando uma melancólica filosofia particular. Ao final, comento propriamente problemas de ritmo e do verso, e algumas questões de tradução do ritmo do verso, fazendo breve revisão das práticas de criação e tradução do hexâmetro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beethoven Alvarez, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor Adjunto de Língua e Literatura Latina da UFF, em Niterói. Possui doutorado em Linguística (na área de Estudos Clássicos) pela Unicamp, com período sanduíche na University of Oxford, com tese sobre expressividade métrica do senário iâmbico em Plauto. Hoje tem interesse em comédia romana antiga, métrica arcaica (iambo-trocaica) do latim, versificação das língua modernas (neolatinas e outras), tradução do texto teatral e tradução poética.

Downloads

Publicado

2019-08-27

Como Citar

Alvarez, B. (2019). Hexâmetros romenos de Mihai Eminescu: tradução e comentários do poema ‘Mitologicale’. Gragoatá, 24(49), 458-492. https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i49.34131