Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Hélade?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas de Publicação  

  1. A Revista Hélade é uma publicação eletrônica quadrimestral voltada para os estudos da Antiguidade Ocidental e Oriental, sob a responsabilidade do Núcleo de Estudos de Representações e de Imagens da Antiguidade (NEREIDA), vinculado ao Departamento de História e ao Programa de Pós-graduação em História (PPGH) da Universidade Federal Fluminense.  É um Periódico (on-line) de acesso aberto e submissão sem custos para o(s) autor(es), publica artigos originais e inéditos, resultantes de pesquisa cientifica, além de resenhas de livros.

  2. A Hélade é estruturada em três seções:
    1.  Dossiês;
    2. Artigos de tema livre;
    3. Resenhas;

Os dossiês são propostos pelo Conselho Editorial, que pode tanto convidar especialistas no tema quanto receber contribuições de autores interessados. As chamadas são públicas e feitas a cada edição da revista. Os artigos de tema livre podem abordar questões diversas, desde que versem sobre a Antiguidade. Serão aceitas resenhas de livros ou coletâneas com temáticas associadas à Antiguidade que tenham sido publicados há no mínimo três anos (considerando a data de envio da resenha).

 

Instruções aos Autores 

  1. Exige-se que os autores tenham o título de mestre ou doutorado. Também aceitamos artigos de doutorandos. Alunos de graduação poderão publicar artigos desde que em coautoria com doutores.
  2. Seguindo as normas da CAPES, não aceitaremos artigos em coautoria de orientandos com seus orientadores.
  3. Todos os artigos são avaliados por pelo menos dois pareceristas adhoc, externos e anônimos, no sistema de avaliação por pares (duplo-cego). A publicação depende tanto de sua aprovação quanto da decisão final do
    Conselho Editorial, que pode recusar caso não julgue adequado para compor a edição.
  4. O autor que tiver que publicado na Revista Hélade, só poderá submeter outro artigo após outras duas edições terem sido publicadas.
  5. Serão aceitos artigos inéditos escritos em português, francês, inglês, espanhol e italiano.
  6. Os autores são responsáveis pela revisão geral do texto.
  7. Todas as propostas devem ser enviadas através do nosso site: http://periodicos.uff.br/helade/

 

Formato dos Artigos

 

  1. Todos os artigos devem conter entre 15 a 25 páginas contando com as Referências Bibliográficas.
  2. É obrigatório que os autores apresentem um número ORCID (http://www.sibi.usp.br/apoio-pesquisador/identificacao-pesquisadores/orcid-2/passo-passo-obter-orcid/).
  3. Os artigos originais e inéditos devem ser enviados em formato Word (.doc ou .docx):
    1.  Margens de 3 cm
    2. A4
    3. Fonte Times New Roman
    4. Tamanho 12 pt
    5. Espaçamento entre linhas de 1,5
    6. Espaçamento simples entre parágrafos.  
  4. Os títulos devem ser centralizados, em negrito e em caixa alta.
  5. Abaixo do título, à direita, em itálico e caixa normal, o nome do autor deve ser inserido e em nota de rodapé o grau de titulação deve ser indicado, assim como a afiliação institucional e e-mail para contato.
  6. Logo após deve vir os resumos e palavras-chave em Português, em Inglês, Espanhol, necessariamente. Deverão constar resumos em Italiano e Francês caso o artigo estejam nestas línguas. Todos os resumos deverão vir alinhados à esquerda e deverão conter de 5 a 10 linhas.
  7. No corpo do artigo, todas as citações com mais de três linhas devem ser destacadas do texto.
  8. Para as passagens traduzidas: quando autores traduzirem determinadas passagens de obras antigas, o original deve vir na nota de rodapé ou destacada no corpo do texto imediatamente antes da tradução.
  9. As citações devem ser feitas da seguinte maneira:
    1. Se forem indicações bibliográficas, devem ser inseridas no corpo do texto entre parênteses. No caso de produção historiográfica, deve vir o sobrenome do autor, ano e página(s). Exemplo: (FINLEY, 2013, p.71). Atentar para o uso de parênteses e não de chaves ou colchetes.
    2. Para citação de textos antigos, a citação será feita com o nome do autor, título da obra em negrito, canto / capítulo e passagem. Exemplo: (HOMERO, Ilíada, III, 345).
    3. No caso de notas explicativas elas devem ser remetidas ao final do artigo.
    4. No final do artigo a referência bibliográfica. Atenção: Só deverão constar nas referências os artigos que estiverem sido citados diretamente no corpo do texto.

Após o último parágrafo dos artigos, devem constar as Referências, listadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, seguindo as normas da ABNT (NBR 10520) como nos exemplos:

Para livros:

SOBRENOME, Pré-nome do autor. Título do livro: subtítulo. Cidade: Editora, ano.

Ex.: FINLEY, Moses I. Economia e Sociedade na Grécia Antiga. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Para capítulo de livros:

SOBRENOME, Pré-nome do autor. Título do Artigo. In: SOBRENOME, Pré-nome do autor. Título do livro: subtítulo. Cidade: Editora, ano, p.

Ex.: THOMAS, Rosalind. Ethnicity, Genealogy, and Hellenism in Herodotus. In: MALKIN, Irad. Ancient Perceptions of Greek Ethnicity. Washington, D.C.: Harvard University Press, 2001, p. 213-234.

Para artigos de periódicos:

SOBRENOME, Pré-nome do autor. Título do artigo. Título do Periódico,
Cidade, v., n., ano, p.

Ex.: CARDOSO, Ciro Flamarion. O Egito e o Antigo Oriente Próximo na
segunda metade do segundo milênio a.C.. Hélade, Niterói, v. 1, n. 1, 2000, p.
16-29.


Em caso de utilização de fontes especiais (grego, árabe, hieróglifo etc..) o autor deverá enviar uma cópia das mesmas. Caso utilize imagens, além de constarem no corpo do texto, as mesmas deverão ser enviadas separadamente em uma resolução de 300 dpi.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa corpo 12 na fonte Times New Roman; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Ao encaminhar textos à Revista Hélade, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à  publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação especí­fica.

O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.

Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.

O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.